Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Estudantes do MedioTec atuam em eventos
Início do conteúdo da página Notícias

Estudantes do MedioTec atuam em eventos

A iniciativa proporcionou aos estudantes vivência prática e o comprometimento com as rotinas determinadas nos postos de atividades profissionais
  • Assessoria de Comunicação com informações do Campus
  • publicado 26/03/2019 16h57
  • última modificação 26/03/2019 17h09

As últimas semanas foram bem movimentadas para os estudantes do curso técnico em Eventos (EaD) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias. É que, além do encontro presencial da disciplina de Marketing, no último sábado (23), eles atuaram em diversos eventos no município.

A equipe de organização do evento “Dia de Campo” contou com o apoio dos estudantes Antônio Mendes, João dos Santos e Yasmin Saraiva, que foram acompanhados por Luís Morais, coordenador local do MedioTec/Pronatec, e Vanessa Bastos, coordenadora do curso.

 

A proposta do evento, realizado no dia 15, com a participação de 150 pessoas, foi  ensinar a estudantes, professores, técnico-administrativos e agricultores do município e região sobre o cultivo de milho, batata, mandioca e feijão-caupi biofortificados, A atividade foi desenvolvida em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca

 

Yasmin Saraiva, além de ter atuado como mestre de cerimônia, elaborou, em parceria com a professora mediadora Dinara Lobo, o roteiro de cerimonial do evento. “Foi minha primeira experiência nessa função e fiquei um pouco nervosa”, confessa. A aluna também atuou, em 2018, como monitora no II Fórum de Administração (FADIN), evento organizado pela Pró-Reitoria de Administração (PROAD) do IFMA, com  o objetivo de discutir diretrizes, integrar ações das áreas administrativa e de infraestrutura, disseminar o conhecimento e aperfeiçoar as práticas de trabalho.  “Sempre quis ter a experiência nesse tipo de evento e ver como é desempenhar a função de mestre de cerimonia”, conta a aluna, que cursa o segundo módulo do curso técnico em Eventos. “Foi muito positivo, porque vemos que o que é feito com carinho, dedicação tem um bom resultado”, ressalta.

Já o aluno João Paulo foi o responsável por recepcionar os convidados. “Foi a oportunidade de colocar em pratica o que aprendi na disciplina de Introdução a Eventos”, frisa o aluno. “Foi legal, nova uma experiência para a vida profissional, que uma hora ou outra podemos precisar. Amei estar colaborando com os organizadores do evento”, disse.

 

Palestra sobre excelência em serviços e relacionamento com o cliente

Na última quarta-feira (20), a oportunidade de por em prática o aprendizado teórico foi para os estudantes Camila Nunes, João dos Santos Silva, Leticia de Sousa e Thais Azevedo. Eles colaboraram com a realização de uma palestra, no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Unifacema), que abordou sobre a excelência em serviços e relacionamento com o cliente baseada na experiência internacional da Disney.  Os estudantes foram acompanhados por Keyla Oliveira, professora formadora de Marketing, e Dinara Lobo, professora mediadora. O evento reuniu empresários e colaboradores de empresas de Caxias. “Maravilhosa a experiência e gratidão pela oportunidade de contribuir com o desenvolvimento de nossos alunos”, disse Keyla Oliveira. “Amei ter feito parte dessa equipe, adorei a experiência”, comentou a aluna Letícia Reis.

Na avaliação de Camila Prado, “foi muito agradável e gratificante, pois obtivemos mais experiência  e aprendizado sobre como ocorre um evento de tal porte”.

 

Colação de grau do Campus Caxias

A atuação mais recente dos estudantes ocorreu na solenidade colação de grau dos concluintes do ano letivo de 2018 do Campus Caxias. O evento foi realizado no ginásio poliesportivo da unidade de ensino e contemplou os cursos bacharelados em Ciência da Computação e Zootecnia e das licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática e Química.

Além dos concluintes, madrinhas e padrinhos, a solenidade contou com a presença do reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, gestores, servidores homenageados, representantes do poder público e de outras instituições de ensino do município e região.

Para esse evento, a coordenação de curso escalou os alunos Ana Carvalho, Andressa Silva, Antônio dos Santos, Ronilson Santos, Leonilde Silva, Ingrid Silva, Macelia Rocha e Edylayne Oliveira.  Eles acompanharam desde a decoração, ensaio até a realização da cerimônia. Para Matheus Santos, que já atuou como fotografo na certificação dos cursos técnicos em fevereiro, a nova oportunidade valeu a pena. “Foi uma experiência nova em que aprendemos muito. Pude adquirir mais conhecimentos, mais prática e ficar mais experiente nessa área, em que algumas vezes é preciso saber improvisar”, afirma.

“Nós temos a preocupação de mostrar a rotina da futura profissão que esses alunos escolheram, através da observação, participação e contato com profissionais diversos. É também uma oportunidade para eles mostrarem o que aprendem no curso”, frisa Luís Morais.

 

Para a coordenadora do curso, “além da vivência prática, coordenada por profissionais do próprio do campus e do comprometimento com as rotinas determinadas nos postos de atividades, os alunos também aumentam o repertório teórico, graças ao acesso a outras etapas e atividades do evento”, pontua Vanessa Bastos.

 

Sobre o curso

O curso técnico em Eventos está sendo ofertado na forma concomitante ao Ensino Médio, na modalidade a distância, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito do MedioTec.

Coordenado por Vanessa Bastos, o curso tem duração de 800h, dividida em 3 módulos, por 18 meses. O objetivo é formar técnicos de nível médio capazes de auxiliar na realização de eventos nos diversos tipos e modalidades. O profissional poderá atuar, ao final do curso em empresas de eventos, meios de hospedagem, cruzeiros marítimos, restaurantes e bufês, dentre outros espaços de eventos.

Além do curso de Eventos, o Campus Caxias, em parceria com o Centro de Referência em Tecnologias (Certec), está ofertando o curso técnico em Informática nos Polos Aldeias Altas, Caxias e Senador Alexandre Costa, na forma a distância.

Para saber mais, acesse a página do curso.

Para ver a galeria de fotos, acesse aqui

registrado em:
Assunto(s): Certec , Ead , Ensino , Eventos , mediotec
Fim do conteúdo da página