Página Inicial > Notícias > Estudantes participam de Olimpíada de Biologia

Estudantes participam de Olimpíada de Biologia

Competição ocorre em três fases e envolve milhares de estudantes do Ensino Médio do país. Primeira etapa foi aplicada no dia 23 de março.
  • publicado 29/03/2019 11h27
  • última modificação 29/03/2019 11h27

No último sábado (23), a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) teve a participação de 273 estudantes dos cursos técnicos de nível médio do campus do IFMA em Caxias. Organizada anualmente pelo Instituto Butantan, a competição tem o objetivo de estimular o interesse em estudos biológicos e aproximar a universidade da escola, diminuindo o tempo de defasagem entre as inovações científico-tecnológicas e sua divulgação aos estudantes de nível médio.

“A primeira fase foi realizada através de uma prova composta por trinta testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de biologia contido no site da Olimpíada”, explica a professora Régia Maria Reis Gualter (tecnologia de Alimentos), que coordena o curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Caxias. Em 28 de abril, os estudantes aprovados na prova de sábado participarão da segunda fase da competição, através de uma prova composta por 100 testes de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da etapa anterior.

Régia Gualter informou que o IFMA ainda será responsável pela aplicação da prova, mas a correção é realizada automaticamente pelo Instituto Butantan. Segundo ela, os 15 primeiros colocados na fase anterior são capacitados e avaliados nas atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto em São Paulo. “Essa avaliação corresponde a cinquenta por cento da nota final da terceira fase. Eles ainda fazem uma prova composta por vinte questões de múltipla-escolha elaborada pela equipe Butantan, onde cada questão apresenta quatro proposições que devem ser classificadas como verdadeiras ou falsas. Esta prova corresponde a outra metade da nota”, explica a coordenadora.

“É a primeira vez que participo, mas achei muito fácil”, disse Lorena Oliveira dos Santos Moura, aluna do 3º ano do curso técnico em Agroindústria.

Eventos internacionais

A quarta fase da OBB 2019 consiste na participação dos quatro melhores classificados nacionais na competição educativa para representar o Brasil na 30ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que este ano ocorrerá em Szeged, na Hungria. Já a quinta fase refere-se à participação dos quatro classificados seguintes (5º ao 8°) do país, que formarão a equipe para representar o Brasil na 13ª Olimpíada Ibero-americana da Biologia (OIAB), que ocorrerá em Cochabamba, na Bolívia, com data a confirmar.