Página Inicial > Notícias > Inscrições para oficina de Libras se encerram sexta, 12

Inscrições para oficina de Libras se encerram sexta, 12

A atividade será voltada para recepção em eventos.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 10/04/2019 10h34
  • última modificação 10/04/2019 10h34

A coordenação do curso Técnico em Eventos do Instituto Federal do Maranhão – Campus Caxias – realizará, no próximo sábado (13), a oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) básico para recepção em eventos. São ofertadas 10 vagas para estudantes, comunidade externa e profissionais da área de hospitalidade, turismo e lazer. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira (12), no Protocolo da unidade de ensino. O evento acontecerá no Auditório Central, de 8h às 12h.

“Ao anunciarmos a oficina, outras pessoas se interessaram. Então resolvemos abrir mais vagas”, destacou a coordenadora do curso, Vanessa Bastos. A atividade será ministrada por Luania Caroline Paiva Lopes, tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Dácio Teixeira Machado Neto, membro da Associação de Surdos (Asc),

O curso Técnico em Eventos no Campus Caxias é ofertado desde março de 2018, por meio do MedioTec – ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A previsão é que a turma conclua o curso em agosto deste ano. Dentre as diversas aptidões esperadas do profissional técnico em eventos, está a execução de procedimentos de recepção em empresas, meios de hospedagem, cruzeiros marítimos, restaurantes e bufês, por exemplo.

De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país. No que se refere à idade, quase 1 milhão são crianças e jovens até 19 anos. E uma das grandes conquistas foi a aprovação da Lei nº 10.436, que completará 17 anos no próximo dia 24, e apesar dos avanços, os surdos ainda continuam enfrentando barreiras com a acessibilidade.

No âmbito do IFMA, o Campus Caxias conta com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) que busca quebrar barreiras arquitetônicas, educacionais, de comunicação e as atitudinais, se esforçando em oferecer o apoio necessário aos estudantes com deficiência, bem como, promover ações que favoreçam a reflexão acerca da temática da inclusão desses alunos na educação profissional e tecnológica.

Em 2017, com o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência auditiva no processo de ensino-aprendizagem da Libras, estudantes do curso Bacharelado em Ciência da Computação lançaram plataformas digitais para deficientes auditivos. Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Libras, sob orientação das professoras Cecília Regina Galdino Soares e Arlene Maria Ribeiro Silva.