Página Inicial > Notícias > Workshop evidencia organização de rotina para estudantes

Workshop evidencia organização de rotina para estudantes

A iniciativa contemplou discentes do Curso Técnico em Administração.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 11/04/2019 11h15
  • última modificação 11/04/2019 11h15

Alunos trocaram experiências sobre a importância da organização nos estudos.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu, na última quinta-feira (28), um workshop sobre organização como base para a produtividade nos estudos. A iniciativa contemplou estudantes do primeiro ano do curso técnico em Administração. Coordenado pelo professor Madson Evandro Melo, o evento foi organizado por João Victor Mota, aluno do 3º ano, e contou com a colaboração de Davi de Almeida Moraes, João Victor Ferreira Sousa, Maria Eduarda Ribeiro Reis e Mariana da Silva Moura, todos do 1º ano.

“Foi o momento de trocar experiências entre nós, alunos do campus, em relação à importância da organização nos estudos”, disse João Victor Mota. “O principal motivo que me levou a realizar esse workshop foi a dificuldade que os alunos ingressantes têm de elaborar um cronograma de estudos e segui-lo”, apontou. “Na atividade, procurarmos orientá-los, incentivando a colocar o estudo como parte da rotina, fazendo-os entender que é uma necessidade”. No evento, o estudante, que convive com um ritual de conciliar estudo, estágios e atividade de representação estudantil, apresentou um pouco desta experiência. “Em questão da preparação, eu já vivencio essa organização na prática, além do ensino médio, faço estágio, ocupo o cargo de presidente do Grêmio Estudantil e sou membro do grupo de teatro do IFMA. Para dá conta disso tudo, sigo um cronograma”, esclarece João Vitor Mota.

O aluno João Paulo Leal Lopes, do 1º ano, participou do evento. “Gostei muito do workshop, porque vai ajudar na administração e organização do meu tempo pessoal e acadêmico de forma correta”, comentou.

Estágio

O estágio é mais uma etapa importante para a formação do estudante que pretende ingressar com êxito no mercado de trabalho. Pensando nisso, a unidade do IFMA em Caxias oportuniza estágio em várias instituições no município. Um desses alunos é João Victor Mota, que desde 2018 realiza estágio na TV Mirante Cocais, afiliada da Rede Globo.  Na ocasião, participou de uma seleção que envolveu alunos de Administração. “Foram feitos testes sobre conhecimentos de escrita e informática, além de análise do currículo e, por fim, uma entrevista”, disse. Na empresa, João Victor exerce o cargo de Jovem Aprendiz, na área de operações comerciais.

O Campus encerrou 2018 com seis estudantes atuando com estágio remunerado em diversas áreas. “Atualmente, temos alunos estagiando em vários setores, com a expectativa de encaminhar mais 6 ainda esse mês”, comentou Ronilson Pinheiro da Silva, chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais.

“O estágio é uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e de entender melhor a profissão de técnico que se exercerá”, admite o diretor-geral do Campus, João da Paixão Soares. “Direta ou indiretamente, empresa e IFMA são beneficiados com o estágio. As empresas ganham por ter à disposição mão de obra qualificada, podendo, em longo prazo, transformar o estagiário em um funcionário do quadro permanente e capacitado. E, para o Campus Caxias, o retorno pode ser representado pelo aumento na procura pelos cursos”, avaliou o diretor, que ainda destaca a parceira do campus com diversas instituições, entre elas, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Grupo Meio Norte, Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Prefeitura Municipal e Grupo Chaves. “Essas parcerias são importantes para que possamos formar os melhores profissionais do Maranhão”, finalizou