Página Inicial > Notícias > Campus promove mostra de minerais e rochas

Campus promove mostra de minerais e rochas

Atividade foi desenvolvida por estudantes do curso licenciatura em Ciências Biológicas, sob orientação do professor Carlos Jardel.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus.
  • publicado 16/04/2019 13h07
  • última modificação 16/04/2019 13h08

Nos dias 11 e 12 de março, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu uma mostra de minerais e rochas. Sob orientação do professor Carlos Jardel Araújo Soares, os estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas desenvolveram a atividade como parte prática da disciplina de Fundamentos da Geologia e Paleontologia. “Considerando a importância da integração entre os níveis do ensino dentro da instituição, organizamos essa mostra para os alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos de nível médio, haja vista que estes estavam estudando os conteúdos do mesmo componente”, explicou o professor Carlos Jardel.

Para Felipe Antônio Gomes Matos, do curso técnico em Agroindústria, o que foi exposto coincide com os assuntos estudados em Geografia. “ Dessa forma, houve um acréscimo de conhecimento. É importante lembrar que a apresentação também nos desperta a sempre está pesquisando sobre o assunto, pois é realmente necessário conhecer sobre a evolução e construção do nosso planeta, e pela explicação das formações das rochas expostas”, destacou.

O evento contou com a participação dos diretores João da Paixão (geral) e Raimundo Filho (desenvolvimento educacional).  Ao final, Carlos Jardel apontou a integração entre os alunos do campus como um dos fatores positivo da atividade. “A atividade contou com a colaboração da monitora Juliana Karina Oliveira Moura, da turma 05 de Biologia, que atuou na organização, acompanhamento e assessoramento do evento. A interação, o interesse e a busca pelo aprendizado (ser docente) são expressões que sintetizam a participação de todos os acadêmicos que compõem a turma 06 de Ciências Biológicas”, frisou o professor.

“Como futuro professor, a atividade pedagógica desenvolvida sobre as rochas, além de abrir nossa mente e entender que não são pedras, como pensávamos antes das aulas, foi possível aplicar o aprendizado da disciplina e receber um feedback proporcionando crescimento e experiências pela interação com os alunos do ensino médio”, avaliou Rafael Rodrigues da Silva Lima, aluno de Ciências Biológicas. Já para a aluna Maria Helena Ferreira Duarte, foi uma experiência muito agradável e oportuna. “Além do conhecimento acadêmico, o que aprendemos vamos levar para a vida em sociedade, pois é um tema do nosso dia a dia. Será maravilhoso repassar o conhecimento adquirido”, disse.

O material exposto pertence ao professor de geografia Aciel Tavares Ribeiro. “Além do empréstimo, Aciel fez intervenção junto aos alunos expositores, enriquecendo mais ainda a aprendizagem desses futuros professores”, concluiu Carlos Jardel.