Página Inicial > Notícias > Campus realizará Semana Interdisciplinar de Matemática

Campus realizará Semana Interdisciplinar de Matemática

Com o tema aplicabilidades da Matemática, o evento vai acontecer de 6 a 8 de maio no Campus Caxias.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 02/05/2019 10h15
  • última modificação 02/05/2019 10h15

Entre os dias 6 e 8 de maio, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias vai promover a II Semana Interdisciplinar da Matemática (II SEIMAT). O evento é voltado para pesquisadores, estudantes e professores que atuam na educação básica na área de Matemática.

A Semana é uma proposta articulada pelos professores de Matemática do Campus Caxias que atuam no ensino médio e superior, com a parceria de docentes de outras Instituições de Ensino Superior, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Programação

A programação terá apresentação de banners, palestras, minicursos e oficinas, que vão abordar temas como a análise quantitativa, aplicações da derivada, congruência, genética e probabilidade, uso do Latex, aplicações de álgebra linear em computação gráfica e jogos digitais, utilização do método de Bayes e comparação de médias aplicando o teste t no R.

A apresentação de pôster ocorrerá no dia 08 de maio, no horário de 14h às 16h. Os trabalhos com pôsteres apresentados terão direito ao certificado on-line e à publicação do resumo em livro eletrônico no site do evento, nos anais/resumos, a partir de julho de 2019.

Sobre a II SEIMAT

O evento tem a proposta de contribuir com a formação inicial e continuada de graduandos e professores de matemática, promovendo um espaço de debates e trocas de experiências entre os participantes. Visa ainda novas propostas e pesquisas relacionadas à matemática e ao seu ensino, bem como a investigação de ações colaborativas de maneira a aumentar a sinergia e a busca de soluções efetivamente interdisciplinares para problemas que emergem na sociedade atual no âmbito da Educação Matemática.

A iniciativa tem os objetivos de:

• Contribuir para formação de estudantes de graduação, pós-graduação e de profissionais ligados à Matemática ou áreas afins;
  • Estimular a produção de trabalhos e pesquisas relacionados à Matemática, sua aplicabilidade e seu ensino;
  • Incentivar a comunicação de trabalhos e pesquisas realizadas nos cursos de graduação e pós-graduação em Matemática ou áreas afins;
  • Despertar nos estudantes o interesse pela Matemática;
  • Promover a integração e troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação que atuam junto à Matemática e ao Ensino de Matemática.