Página Inicial > Notícias > Campus promove reunião com servidores

Campus promove reunião com servidores

O objetivo foi discutir demandas pertinentes à organização do IFMA e desenvolvimento das ações de ensino.
  • publicado 03/05/2019 18h04
  • última modificação 03/05/2019 18h34

No dia 30 de abril, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu a primeira reunião do ano com professores e técnicos administrativos. Conduzida pelos diretores João da Paixão Soares (geral) e Raimundo Filho (desenvolvimento educacional), a atividade teve como objetivo discutir demandas pertinentes à ampliação das ações de ensino.

No primeiro momento, o diretor-geral do campus apresentou informes da 92° reunião mensal do Colégio de Dirigentes (Coldir) da instituição, realizada no Campus São João dos Patos. O encontro teve como ponto central o atual cenário orçamentário dos Institutos Federais. Os gestores também discutiram temas relacionados ao currículo nos cursos técnicos, política de capacitação e qualificação de servidores e dos trabalhos de Coleta de Dados da Comissão de Infraestrutura do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre outros assuntos.

João da Paixão destacou ainda a primeira eleição para composição do Conselho Diretor (Condir). “Para alguns segmentos não houve inscritos. Então, a comissão eleitoral irá lançar novo edital para preenchimentos de vagas”, anunciou.  O Conselho, estabelecido através da Resolução CONSUP/IFMA nº 124, de 10 de dezembro de 2018, é o órgão máximo no âmbito do Campus e tem natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar. Presidido pelo diretor-geral, João da Paixão Soares, o órgão será composto por representantes da gestão do Campus, dos técnico-administrativos, do corpo docente, do corpo discente, de egressos (ex-alunos), da sociedade civil, de representante sindical e da Reitoria.

O diretor-geral aborodu o cenário atual de cortes orçamentários. “Vamos traçar diretrizes e estratégias diante do cenário para 2019”, disse Paixão, citando como exemplo a política de economia de energia. A segurança também esteve em pauta durante a reunião. “Temos uma preocupação constante com a segurança de nossos estudantes e demais membros da comunidade acadêmica do IFMA Campus Caxias. Por isso, vamos alterar as normas de acesso ao Campus Caxias. Além disso, estamos com processo em andamento para instalação de câmeras de segurança”, afirmou o diretor-geral.

Na ocasião, 6 professores apresentaram seus projetos para alteração do regime de trabalho (20 horas, 40 horas ou Dedicação Exclusiva).

Semana Interdisciplinar da Matemática

Na ocasião, o professor Gilson Amorim convidou os servidores para participar da II Semana Interdisciplinar da Matemática (II SEIMAT), que vai ocorrer entre os dias 6 e 8 de maio. “Já estamos com 90% das vagas preenchidas. A cada edição, buscamos diversificar o eixo da programação de modo a atender os cursos ofertados pelo Campus. A programação vai contar com apresentação de banners, palestras, minicursos e oficinas Então, os colegas que queiram colaborar com o evento, serão muito bem-vindos”, disse Gilson Amorim.

Atividades de valorização da vida e combate ao suicídio

“Pensando na saúde dos servidores, pais, mães e estudantes, o Campus vai promover, em maio, várias ações voltadas para valorização da vida e de prevenção e combate ao suicídio. As atividades serão desenvolvidas pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis em parceria com o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão”, anunciou  Raimundo Filho, destacando que o IFMA tem um Plano Institucional de Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio voltado para os estudantes da instituição.

Anualmente, o Campus promove atividades em alusão ao Setembro Amarelo, uma campanha iniciada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Casa de Apoio ao Servidor

Raimundo Filho destacou ainda que “professores, colaboradores e técnico-administrativos do Campus Caxias têm a disposição mais um espaço de acolhimento para atender às necessidades nos momentos de intervalo e descanso. Chamada de Casa de Apoio ao Servidor (Case), o imóvel está dividido em sala, cozinha, banheiro e quartos, que contam, dentre outros, com sofá, televisão, mesa, cadeiras, micro-ondas, cafeteira, geladeira, armário e camas”, explicou o diretor.

Alteração no quadro de servidores

Raimundo Filho encerrou a reunião frisando as alterações no quadro de servidores do Campus. Após a conclusão do doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a professora Hellen Maria de Oliveira Lopes retorna ao IFMA. Vale destacar que Hellen realizou estágio de doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin. “Quem agora seguirá para o doutorado será o professor José Flávio Gomes. Para ingressar no programa, José Flávio realizou permuta com o professor Josenilson Dias Araújo”, explicou Raimundo Filho, lembrando que na docência, dois novos professores substitutos nas áreas de química e alimentos passam a integrar a equipe. No quadro de técnicos, o Campus ganha reforços com a chegada de David de Holanda Campelo, engenheiro agrônomo, e Jailson Penha Costa, zootecnista. Eles tomaram posse na última quarta-feira (24), no auditório da Reitoria. Outra alteração ocorreu com a redistribuição da auxiliar em administração Sabrinna Sousa Santos (IFPI Campus Piripiri).