Página Inicial > Notícias > Aluno cria aplicativo para organizar atividades escolares

Aluno cria aplicativo para organizar atividades escolares

Chamado de IFCA Mobile, a ferramenta foi desenvolvida para o sistema operacional Android e está disponível para todos os estudantes do Campus Caxias.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus.
  • publicado 07/05/2019 19h56
  • última modificação 07/05/2019 19h59

O estudante do curso de Informática, André Piorsky, já possui seis aplicativos em funcionamento e mais dois projetos estão em desenvolvimento.

O estudante do terceiro ano do curso técnico em Informática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, André Lucas Oliveira dos Santos Piorsky, lançou aplicativo que funciona como uma agenda. Chamado de IFCA Mobile, a criação foi desenvolvida para o sistema operacional Android.

No aplicativo, o estudante fica informado sobre as atividades semanais disponibilizadas pelos professores; acompanha os registros de aulas e tem acesso ao material complementar das disciplinas. Além disso, o IFCA Mobile disponibiliza acesso às notícias do site do Campus Caxias e os horários das aulas, de salas e professores. O ambiente é seguro, pois é administrado pelo representante de turma.

Inicialmente, o aplicativo foi disponibilizado somente para os alunos do segundo ano do curso de Informática. “Agora, além da minha turma, o IFCA Mobile está disponível para todos as turmas e pretendo estender para os estudantes do ensino superior do campus”, revela André Piorsky.

“De 2018 para cá, observei as demandas da turma. A cada demanda, buscava uma funcionalidade para atender ou solucionar”, explicou Piorsky. O aplicativo foi apresentado no XVII Encontro Pedagógico, realizado em fevereiro de 2019. Na oportunidade, o aluno discutiu com professores sobre as possibilidades tecnológicas na prática docente no IFMA

Ao todo, ele já criou seis aplicativos. Em novembro, sob orientação do professor Daniel Silas Veras dos Santos, André lançou um aplicativo para avaliar a qualidade ambiental dos riachos. Para realizar a avaliação, o aplicativo utiliza o Índice de Integridade de Habitat (IIH). Piorsky também desenvolveu um servidor de armazenamento que permite que usuários enviem e compartilhem arquivos pela internet utilizando o site chamado de “Dexter Frontend”, sem a necessidade de hardware.

Atualmente, o aluno está desenvolvendo dois aplicativos. O primeiro é um aplicativo para um bar. “A proposta é organizar os funcionários de forma interna, substituindo os pedidos anotados em papel por um sistema de registros. Dessa forma, não será necessário deslocamento do garçom até a cozinha. Imediatamente, por exemplo, o cozinheiro já sabe o pedido e a mesa, além de ficar registrado no caixa”, explica. O segundo é para agendamento de horários em uma clínica de psicologia de Caxias. “Dessa forma, não haverá filas de espera. O paciente já sabe o horário exato de atendimento. Ele também pode pagar pelo serviço direto no aplicativo”, destaca André.

O IFCA Mobile está disponível para download gratuitamente na Play Store.