Página Inicial > Notícias > Oficina de teatro promove desenvolvimento pessoal e profissional de forma lúdica

A iniciativa contemplou estudantes do curso técnico em Eventos do Pronatec/MedioTec.
  • publicado 09/05/2019 15h18
  • última modificação 09/05/2019 15h52

Estudantes do curso técnico em Eventos do Pronatec/Mediotec do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias participaram de oficina de teatro, no último sábado (4), quando trabalharam a imaginação, a relação consigo e com o outro, a palavra e as linguagens corpórea e facial.

“A proposta foi levar o aluno a tomar consciência do poder da expressão através da palavra e do corpo, enxergando dentro de si os artifícios para a relação social sem bloqueios, explica Luís Pereira, da empresa Ramaira Festa, que realizou a atividade a convite da coordenação do curso.

O estudante Antônio dos Santos destacou a importância da atividade para sua vida pessoal, acadêmica e profissional. “Dentre todos os aspectos trabalhados, o da comunicação foi o mais importante, pois é usado em todas as situações, seja para o mercado de trabalho, seja para as relações sociais”, avaliou. “A expressão corporal e facial e os estímulos à autoconfiança também foram importantes”, apontou Matheus Mendes.

A iniciativa integra uma série de atividades promovidas pela coordenação do curso. Em abril, os alunos participaram de uma oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) básico para recepção em eventos. Vanessa Bastos, coordenadora do curso, explica que “a iniciativa surgiu a partir da análise das aptidões esperadas dos futuros profissionais técnicos em Eventos”.

A prática de exercícios e jogos teatrais foi acompanhada por Vanessa Bastos, coordenadora de curso, e por Dinara Lobo, professora mediadora.

O curso técnico em Eventos é ofertado, desde março de 2018, por meio do MedioTec, ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A previsão é que a turma conclua o curso em agosto deste ano. Dentre as diversas aptidões esperadas do profissional técnico em eventos está a execução de procedimentos de recepção em empresas, meios de hospedagem, cruzeiros marítimos, restaurantes e bufês, por exemplo.

Assunto(s): Caxias , Ensino , Eventos , mediotec , PRONATEC