Página Inicial > Notícias > Conselho Diretor: inscrições para vagas remanescentes

Conselho Diretor: inscrições para vagas remanescentes

Inscrições seguem até terça (14). Estão sendo ofertadas 7 vagas para representantes de professores e estudantes.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 13/05/2019 16h52
  • última modificação 13/05/2019 16h53

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias lançou, na última sexta-feira (10), edital com as regras para preenchimento de vagas remanescentes para escolha de membros representantes docentes e discentes, titulares e suplentes, que irão compor o Conselho Diretor (Condir). O Conselho, estabelecido através da Resolução CONSUP/IFMA nº 124, de 10 de dezembro de 2018, é o órgão máximo no âmbito do Campus e tem natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar. Presidido pelo diretor-geral, João da Paixão Soares, o órgão será composto por representantes da gestão do campus, dos técnico-administrativos, do corpo docente, do corpo discente, de egressos (ex-alunos), da sociedade civil, de sindicato e da Reitoria.

As inscrições serão realizadas até terça-feira (14), via Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Os candidatos com inscrições homologadas poderão realizar campanha na unidade de ensino ou no Suap, nos dias 20 e 21 de maio. Já a eleição ocorre dia 22 de maio, via Suap.

Conforme o Edital nº 132/2019, são elegíveis os candidatos servidores docentes que preencherem, dentre outros, os seguintes requisitos: a) Ser ativo do quadro de pessoal permanente lotados e em efetivo exercício do Campus; b) Não estar cedido a outro órgão; c) Não ter sofrido penalidade disciplinar nos últimos 05 (cinco) anos; e d) Não ter sido condenado em razão de Processo Administrativo Disciplinar, conforme o art. 131 da Lei nº 8.112/90.

Para os alunos, são elegíveis os candidatos que preencherem os seguintes requisitos: a) Estar regularmente matriculado no Campus; b) Ter frequência escolar igual ou superior a 75%; e c) Ser maior de 18 (dezoito) anos.

Posse e mandato

Após a posse, prevista para dia 30 de maio, os membros do Conselho Diretor terão mandato de dois anos, permitida uma recondução para o período imediatamente subsequente, exceto para os conselheiros natos, cujos mandatos perdurarão pelo período em que se mantiverem nos respectivos cargos. Perderá o mandato o membro que faltar, injustificadamente, a duas reuniões consecutivas ou ter exercício profissional ou representatividade diferente daquela que motivou a sua nomeação.