Página Inicial > Notícias > Estudantes participam da primeira fase da OBMEP

Estudantes participam da primeira fase da OBMEP

A Olimpíada de Matemática tem como foco principal despertar o interesse e promover o estudo da matemática no país.
  • Com informações do Campus
  • publicado 21/05/2019 16h50
  • última modificação 21/05/2019 16h50

A aplicação da prova foi realizada pela coordenação do curso de Matemática do Campus Caxias.

Na terça-feira (21), 564 estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias participaram da primeira fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A aplicação foi realizada pela coordenação do curso de Matemática, que teve o apoio de seus alunos para realizar a fiscalização do processo. A Olimpíada tem como foco principal despertar o interesse e promover o estudo da matemática no país.

“Ela contribui para a melhoria da qualidade da educação básica, bem como apresentar oportunidades para os nossos alunos por meio de programas com bolsa de estudo que ampliam o conhecimento científico e preparam o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico”, frisou Iramar Batista da Silva, coordenador do curso de Matemática.

Assim como edição dos anos anteriores, o Campus ofertou um cursinho preparatório para 148 estudantes com o objetivo de preparar para a Obmep, por meio do estímulo do desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como da elaboração e discussão de estratégias para resolução das questões de provas anteriores. O cursinho foi desenvolvido pelos acadêmicos Fabrício Vitorino, Jackson Gonçalves, Mateus Santos, Natasha Moraes, Teofanes Morais e Zidane Cruz.

Um dos participantes do preparatório foi Diego Manoel de Brito, aluno do curso técnico em Administração. Após a prova, o aluno contou que a participação no cursinho ajudou na resolução das questões.  “Aproximadamente, 80% das questões da prova nós vimos no cursinho. Estou confiante e acredito que irei para a próxima etapa”, disse o aluno.

“Nesse processo, eu sempre destaco os benefícios para os alunos do Ensino Médio e para os acadêmicos do curso de Matemática. Aqueles têm a oportunidade de rever conteúdos e manter um bom desempenho na disciplina de Matemática. Já os nossos acadêmicos desenvolvem a prática da docência e vivem a realidade de sala de aula”, destacou Iramar Batista, lembrando que a iniciativa foi destaque, em abril, no portal do Ministério da Educação.

O coordenador frisou ainda os resultados obtidos pela unidade de ensino na competição. Os estudantes Bruna Dutra da Silva (técnico em Agropecuária), Fernando Bismarck da Silva Magalhães (curso de Administração), Juan Soares Nascimento (curso de Informática) e Rafael do Nascimento Moura (curso de Informática) receberam certificado de menção honrosa pelo desempenho na 13ª Obmep.

Na última quinta-feira (16), Kaylanne Rayssa Vieira de Sousa, aluna do curso técnico em Informática, recebeu medalha de bronze por ter conquistado o 3º lugar na 14ª edição da Olimpíada. Na cerimônia, realizada na Escola Inácio Passarinho, em Caxias, a aluna foi acompanhada por Iramar Batista. “Kaylanne realmente tem talento para área. Enquanto professor, fico extremante orgulhoso. Espero que ela siga na carreira de Matemática que é muito fascinante e importante para o desenvolvimento do Brasil”, disse Iramar.

Vale destacar que os 3 primeiros colocados são alunos do IFMA, sendo que Pedro Henrique Araújo Alencar (Campus Imperatriz) conquistou o 1º lugar e Carlos Eduardo Lourenco Silva (Campus Imperatriz) obteve a 2ª colocação.

“Foi uma conquista importante para o Campus Caxias dentro de uma competição nacional que contou, na sua primeira fase, com aproximadamente 18 milhões de candidatos, segundo dados da organização”, disse o diretor de desenvolvimento educacional, Raimundo Filho.

Sobre a OBMEP

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada desde 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com a proposta de estimular o estudo da Matemática, revelar talentos, incentivar o ingresso de alunos nas áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. A Olimpíada é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A prova da primeira fase da olimpíada foi aplicada dia 5 de julho. Já a segunda fase tem previsão para o dia 28 de setembro. Os interessados em complementar o estudo com material didático podem consultar o portal da OBMEP.