Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus divulga projetos de extensão para 2019
Início do conteúdo da página Notícias

Campus divulga projetos de extensão para 2019

Ao todo, 14 projetos serão executados pela unidade de ensino. Estudantes e comunidade externa devem ficar atentos às formas de seleção para participar das ações.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 28/05/2019 10h53
  • última modificação 28/05/2019 10h53

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias divulgou, na última sexta-feira (24), o resultado do Edital de Apoio a Projetos de Extensão.  Ao todo, 14 projetos serão executados pela unidade de ensino em 2019.  A avalição dos projetos levou em consideração critérios como atendimento a metas do PDI, impacto social da proposta, adequação à demanda local ou regional da proposta e Integração com ensino e pesquisa do IFMA.

Clique aqui e confira o resultado

Dentre as propostas, destacam-se: curso FIC de Editor de Vídeo; curso FIC de Formação Básica em Paisagismo; Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio; Preparatório para Olimpíada Brasileira de Biologia e de Matemática; Feira Agroecológica de Caxias; Treinamento de produtores rurais para produção de subprodutos do leite de cabra; Oficinas de programação com arduíno; Escolinha de Futsal; e Centro de Atividade Física para Idoso.

Estudantes e comunidade externa devem ficar atentos às formas de seleção para participar dos projetos de extensão do Campus Caxias.

As propostas foram realizadas por servidores (professores ou técnico-administrativos) em exercício no campus, que irão atuar como orientadores, coorientadores ou voluntários. Já os estudantes participarão como voluntários ou bolsistas. Nesse último caso, receberão bolsa no valor no valor R$ 260,00 (ensino médio/técnico) ou R$ 400,00 (ensino superior).

Sobre as ações de extensão

Segundo a Política de Programas e Projetos do IFMA, Resolução nº 47 de 18 de setembro de 2015, as ações de extensão podem ser desenvolvidas na forma de programas ou projetos, articulados com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, ampliando e fortalecendo a relação entre o IFMA e a sociedade.

O edital de apoio a extensão no campus tem como objetivos:

  1. a) Estimular servidores à produção extensionista envolvendo alunos de cursos técnicos ou superior, nas práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes;
  2. b) Reafirmar o processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, indispensável na formação do aluno, na qualificação do servidor e no intercâmbio com a sociedade;
  3. c) Possibilitar aos alunos, bolsistas e voluntários, meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimento, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social local e regional;
  4. d) Dar prioridades às práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes, como as relacionadas com as áreas de educação, saúde, habitação, produção, geração de emprego e ampliação de renda;
  5. e) Proporcionar aos alunos bolsistas e/ou voluntários e coordenadores/orientadores as condições para que tenham uma relação bidirecional entre o Campus Caxias e a sociedade, de tal modo que os problemas urgentes da sociedade recebam atenção produtiva por parte do campus.
registrado em:
Fim do conteúdo da página