Página Inicial > Notícias > Campus divulga projetos de extensão para 2019

Campus divulga projetos de extensão para 2019

Ao todo, 14 projetos serão executados pela unidade de ensino. Estudantes e comunidade externa devem ficar atentos às formas de seleção para participar das ações.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 28/05/2019 10h53
  • última modificação 28/05/2019 10h53

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias divulgou, na última sexta-feira (24), o resultado do Edital de Apoio a Projetos de Extensão.  Ao todo, 14 projetos serão executados pela unidade de ensino em 2019.  A avalição dos projetos levou em consideração critérios como atendimento a metas do PDI, impacto social da proposta, adequação à demanda local ou regional da proposta e Integração com ensino e pesquisa do IFMA.

Clique aqui e confira o resultado

Dentre as propostas, destacam-se: curso FIC de Editor de Vídeo; curso FIC de Formação Básica em Paisagismo; Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio; Preparatório para Olimpíada Brasileira de Biologia e de Matemática; Feira Agroecológica de Caxias; Treinamento de produtores rurais para produção de subprodutos do leite de cabra; Oficinas de programação com arduíno; Escolinha de Futsal; e Centro de Atividade Física para Idoso.

Estudantes e comunidade externa devem ficar atentos às formas de seleção para participar dos projetos de extensão do Campus Caxias.

As propostas foram realizadas por servidores (professores ou técnico-administrativos) em exercício no campus, que irão atuar como orientadores, coorientadores ou voluntários. Já os estudantes participarão como voluntários ou bolsistas. Nesse último caso, receberão bolsa no valor no valor R$ 260,00 (ensino médio/técnico) ou R$ 400,00 (ensino superior).

Sobre as ações de extensão

Segundo a Política de Programas e Projetos do IFMA, Resolução nº 47 de 18 de setembro de 2015, as ações de extensão podem ser desenvolvidas na forma de programas ou projetos, articulados com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, ampliando e fortalecendo a relação entre o IFMA e a sociedade.

O edital de apoio a extensão no campus tem como objetivos:

1. a) Estimular servidores à produção extensionista envolvendo alunos de cursos técnicos ou superior, nas práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes;
  2. b) Reafirmar o processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, indispensável na formação do aluno, na qualificação do servidor e no intercâmbio com a sociedade;
  3. c) Possibilitar aos alunos, bolsistas e voluntários, meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimento, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social local e regional;
  4. d) Dar prioridades às práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes, como as relacionadas com as áreas de educação, saúde, habitação, produção, geração de emprego e ampliação de renda;
  5. e) Proporcionar aos alunos bolsistas e/ou voluntários e coordenadores/orientadores as condições para que tenham uma relação bidirecional entre o Campus Caxias e a sociedade, de tal modo que os problemas urgentes da sociedade recebam atenção produtiva por parte do campus.