Página Inicial > Notícias > Membros do Conselho Diretor do campus tomam posse

Membros do Conselho Diretor do campus tomam posse

Cerimônia foi realizada na quinta-feira (30), no Assunção Festas e Eventos.
  • Maycon Rangel
  • publicado 03/06/2019 12h40
  • última modificação 03/06/2019 12h40

(Da esq. à dir.) João da Paixão, Roberto Brandão e Joyce Bitencourt

Os membros do Conselho Diretor (Condir) do Campus Caxias foram empossados em cerimônia realizada no dia 30 de maio na sede do Assunção Festas e Eventos. A solenidade foi presidida pelo diretor-geral da unidade, João da Paixão, e contou com a presença do reitor do IFMA, Roberto Brandão. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus.

Durante a cerimônia, o reitor Roberto Brandão falou sobre o contingenciamento de recursos para as instituições federais de ensino, apontando que, desde 2015, o orçamento dos Institutos Federais vem diminuindo e que o cenário se tornou ainda mais crítico a partir da aprovação da PEC nº 55/2016, que congelou o orçamento da União por 20 anos. “Esse é um exemplo das pautas que o Conselho Diretor vai tratar, dando encaminhamentos de como enfrentar essa situação, bem como decidindo sobre questões importantes para o campus. Conselhos como esse servem para fortalecer a democracia. Quero parabenizá-los pelo trabalho que vocês irão e que, juntos, caminhemos de mãos dadas nesse projeto de transformação de vidas por meio da educação”.

O presidente do Condir e diretor-geral do Campus Caxias, João da Paixão, destacou a importância dos princípios da gestão democrática no ensino público e de garantir a participação de todos no processo de tomada de decisões. “A Direção-geral vai dividir responsabilidades, vai ouvir… Vocês trarão para o Condir demandas dos segmentos que representam e poderemos decidir o que é melhor para o Campus Caxias”.

A representante do segmento docente, Joyce Bitencourt, representando os demais conselheiros, também ressaltou o quanto é importante tomar decisões com cautela e responsabilidade e citou as palavras de Paulo Freire para descrever a missão dos conselheiros. “Todos os tópicos do livro ‘Pedagogia da autonomia’ se iniciam com a frase ‘Ensinar exige…’ e, num deles, Paulo Freire trata do comprometimento. Precisamos assumir um compromisso com o trabalho que será desenvolvido pelo Condir e garantir que nossa escola possa oferecer educação pública e de qualidade”.

Composição

O Condir do Campus Caxias será composto pelos seguintes membros:

• João da Paixão Soares (diretor-geral);
  • Raimundo Nonato Assunção de Sousa (titular da Diretoria de Desenvolvimento Educacional);
  • Guilherme Andrade Lopes (titular da Diretoria de Administração e Planejamento);
  • Renata dos Santos Ferreira (titular do segmento técnico-administrativo);
  • Miriam Amanda Torres Lustosa (titular do segmento técnico-administrativo);
  • Luís Morais da Silva (suplente do segmento técnico-administrativo);
  • Kawer da Silva Fontes (suplente do segmento técnico-administrativo);
  • Joyce Bitencourt Athayde Lopes (titular do segmento docente);
  • Eliane de Sousa Almeida (titular do segmento docente);
  • Aldivan Rodrigues Alves (suplente do segmento docente);
  • Waldirene Pereira Araújo (suplente do segmento docente);
  • Tércio Torres Lustosa (titular do segmento discente);
  • Jackson Januário Cunha Gonçalves (titular do segmento discente);
  • Mateus da Silva Ramos (suplente do segmento discente);
  • Silmara da Silva Mendes (suplente do segmento discente);
  • Kionnys Novaes Rocha (titular do segmento egressos);
  • Joseane Maia Santos Silva (titular do segmento sociedade civil – Livraria Graúna);
  • Denilson Barbosa dos Santos (suplente do segmento sociedade civil – Secretaria Municipal de Educação de Caxias);
  • João Carlos Lima Martins (titular do segmento sindical – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão – SINDSEP/MA);
  • Raimundo Pereira de Souza (suplente do segmento sindical – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão – SINDSEP/MA)
  • Natilene Mesquita Brito (representante titular da Reitoria);
  • Hildervan Monteiro Nogueira (representante suplente da Reitoria).

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.