Estudantes do IEMA Matões aprendem sobre reprodução animal no IFMA
Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), polo do município de Matões, visitaram o Campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em Caxias, no dia 11 de junho. A atividade teve como objetivo conhecer técnicas de inseminação artificial em animais e práticas de levantamento topográfico em campo agrícola.
Durante a visita, que se estendeu por todo o dia, os estudantes foram acompanhados pelo coordenador dos cursos técnicos em Agronegócio e Agropecuária, José Ribamar Muniz. Na oportunidade, o professor demonstrou a utilização de técnicas de topografia usadas na demarcação de áreas com os instrumentos nível óptico e teodolito e medições de nível do terreno. “Os alunos puderam comparar os dados obtidos nos aparelhos com medições obtidas por equipamentos mais simples, como bússola e trenas”, acrescentou o professor.
Na atividade, os estudantes conheceram as culturas agrícolas instalados na unidade ensino, bem como maquinários e implementos utilizados rotineiramente no manejo daquelas culturas. “O Campus Caxias dispõe de um hectare com espécies anuais, como feijão-caupi, milho, batata-doce e mandioca, sendo que cada cultura ocupa um espaço de 2015 metros quadrados”, afirmou Muniz.
À tarde, o professor José Manoel de Mouro Filho demonstrou, de forma prática, a técnica Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Conforme explicou Muniz, os futuros profissionais técnicos em agropecuária devem saber aplicar a IATF. “Através dessa técnica, podemos sincronizar o cio de vários animais, realizar a inseminação e ter um lote homogêneo de bezerros. Além disso, facilita o manejo dos animais e cria lotes de produção mais ou menos no mesmo período”, destacou o professor. “Outro benefício que podemos citar é que ela evita problemas com a identificação do cio em grandes lotes de vacas”, disse. “A técnica busca garantir que as vacas que entrarão em reprodução estejam aptas a ser inseminadas no mesmo período”, concluiu.
O diretor de desenvolvimento educacional do campus, Raimundo Filho, conversou com os estudantes e falou sobre a cooperação entre IFMA e Iema. “O Campus Caxias sempre vai estar de portas abertas para recebê-los e estreitar a cooperação, afinal, a atuação do IFMA e do IEMA é no sentido de promover o desenvolvimento da região”, frisou Filho.
Redes Sociais