Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Estudantes do IEMA Matões aprendem sobre reprodução animal no IFMA
Início do conteúdo da página Notícias

Estudantes do IEMA Matões aprendem sobre reprodução animal no IFMA

Estudantes também conheceram técnicas de levantamento topográfico em campo agrícola.
  • Com informações do IFMA Campus Caxias
  • publicado 03/07/2019 09h23
  • última modificação 03/07/2019 09h44

Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), polo do município de Matões, visitaram o Campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em Caxias, no dia 11 de junho. A atividade teve como objetivo conhecer técnicas de inseminação artificial em animais e práticas de levantamento topográfico em campo agrícola.

Durante a visita, que se estendeu por todo o dia, os estudantes foram acompanhados pelo coordenador dos cursos técnicos em Agronegócio e Agropecuária, José Ribamar Muniz. Na oportunidade, o professor demonstrou a utilização de técnicas de topografia usadas na demarcação de áreas com os instrumentos nível óptico e teodolito e medições de nível do terreno. “Os alunos puderam comparar os dados obtidos nos aparelhos com medições obtidas por equipamentos mais simples, como bússola e trenas”, acrescentou o professor.

Na atividade, os estudantes conheceram as culturas agrícolas instalados na unidade ensino, bem como maquinários e implementos utilizados rotineiramente no manejo daquelas culturas. “O Campus Caxias dispõe de um hectare com espécies anuais, como feijão-caupi, milho, batata-doce e mandioca, sendo que cada cultura ocupa um espaço de 2015 metros quadrados”, afirmou Muniz.

À tarde, o professor José Manoel de Mouro Filho demonstrou, de forma prática, a técnica Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Conforme explicou Muniz, os futuros profissionais técnicos em agropecuária devem saber aplicar a IATF. “Através dessa técnica, podemos sincronizar o cio de vários animais, realizar a inseminação e ter um lote homogêneo de bezerros. Além disso, facilita o manejo dos animais e cria lotes de produção mais ou menos no mesmo período”, destacou o professor. “Outro benefício que podemos citar é que ela evita problemas com a identificação do cio em grandes lotes de vacas”, disse. “A técnica busca garantir que as vacas que entrarão em reprodução estejam aptas a ser inseminadas no mesmo período”, concluiu.

O diretor de desenvolvimento educacional do campus, Raimundo Filho, conversou com os estudantes e falou sobre a cooperação entre IFMA e Iema. “O Campus Caxias sempre vai estar de portas abertas para recebê-los e estreitar a cooperação, afinal, a atuação do IFMA e do IEMA é no sentido de promover o desenvolvimento da região”, frisou Filho.

registrado em:
Fim do conteúdo da página