Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Conselho Diretor realiza primeira reunião ordinária
Início do conteúdo da página Notícias

Conselho Diretor realiza primeira reunião ordinária

Colegiado debateu sobre regimento interno, calendário de reuniões, Projeto Politico-Pedagógico e normas de uso de veículos.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 10/07/2019 09h24
  • última modificação 10/07/2019 09h24

Reunião foi presidida pelo diretor-geral do campus, João da Paixão Soares.

O Conselho Diretor (Condir) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou a 1ª reunião ordinária no dia 27 de julho. Em pauta, o Regimento Interno do Conselho, calendário de reuniões, o Projeto Politico-Pedagógico do Campus e as normas de uso de veículos. A reunião foi presidida pelo diretor-geral, João da Paixão Soares, e contou com a participação de representantes da gestão da unidade de ensino, dos técnico-administrativos, dos professores, dos estudantes, de egressos (ex-alunos) e da sociedade civil. Os membros, que terão mandato de dois anos, foram empossados em solenidade presidida pelo diretor-geral e contou com a presença do reitor do IFMA, Roberto Brandão, em maio.

Inicialmente, o diretor-geral explicou que o Condir tem natureza consultiva para algumas decisões, e deliberativa para outras. “Há pautas que são exclusivas do Consup, e sobre estas o Condir não pode determinar, mas apenas encaminhar para o Conselho Superior”, frisou. A explicação inicial aconteceu antes da aprovação do Regimento Interno do Conselho.

Após a aprovação, a representante titular do segmento dos professores no colegiado, professora Eliane de Sousa Almeida, tomou posse.

Oferta de cursos

O presidente do Condir informou a aprovação do curso bacharelado em Ciências e Tecnologia de Alimentos, durante a 49ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Maranhão. O curso será oferecido na modalidade presencial, em turno integral (vespertino/noturno) e com 40 vagas por semestre. O objetivo da graduação é formar profissionais com amplo conhecimento técnico e científico em alimentos, com capacidade de aplicá-lo, bem como conhecimento crítico da realidade social, cultural, econômica e política do país.

O Campus iniciou a oferta do curso de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.  A formação acontece pela Escola de Conselhos de Rondônia, projeto do Instituto Federal de Rondônia em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A proposta consiste na oferta de um curso FIC de 200 horas, na modalidade semipresencial, de acordo com as diretrizes e orientações gerais propostas pelo MDH, abordando os seguintes eixos: Direitos Humanos e a Doutrina da proteção integral de Crianças e Adolescentes; Gênese, histórico e fundamentos; Estado, Políticas Públicas e Democracia; Conselhos dos Direitos e Conselhos Tutelares: O Ético, o Político e o Técnico; as Políticas Públicas de Atendimento e Planos Nacionais.

Resultados positivos no Enem

João da Paixão lembrou que o Campus Caxias ficou em 1º lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas públicas e privadas de Caxias com porte de mais de 90 estudantes. Nas provas objetivas, a unidade de ensino também alcançou a 10ª posição na listagem geral maranhense, que reúne escolas públicas com porte maior que 90 alunos. O levantamento foi feito pelo jornal Folha de São Paulo e lista 11.212 escolas brasileiras. A relação foi feita a partir das médias das provas objetivas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e da redação.

Planejamento

Os impactos dos cortes no orçamento ações de contingenciamento para as despesas de 2019 foram discutidas pelos conselheiros. O Presidente do Conselho frisou que a gestão já realizou reunião com estudantes dos cursos técnicos de nível médio e da educação superior para discutir a temática. A ação segue alinhada com deliberação de servidores da unidade de ensino em reunião realizada no dia 29 de maio. Quanto ao consumo de energia elétrica, informou o Presidente do Condir, que já houve redução em mais de 10 mil reais na conta e o consumo será publicado mensalmente em painel no mural do hall de entrada. A direção geral emitiu a Portaria Nº 255/2019, que determina os horários para funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado do Campus Caxias.

Projeto Político-Pedagógico

A Pedagoga Raquel de Carvalho Evangelista, a convite do diretor de desenvolvimento educacional, Raimundo Filho, informou sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP), bem como os trabalhos que já foram realizados pela comissão local designada pelo diretor-geral. Foram realizadas palestras de sensibilização da comunidade acadêmica, com textos, músicas e apresentações para professores, estudantes, pais e mães; levantamento de saberes da comunidade escolar sobre o que é o PPP; e consulta à comunidade acerca de suas expectativas. Foi elaborado ainda cronograma, prevendo reunião com professores (04 de julho); redação colaborativa (05 de julho a 16 de agosto); consulta pública (19 de agosto a 01 de setembro); consolidação das demandas da comunidade (02 a 13 de setembro); e envio para Condir (16 de setembro).

Uso dos veículos do Campus

O Diretor de Administração e Planejamento, Guilherme Andrade Lopes, apresentou a Instrução Normativa Nº 001/2019, que estabelece as regras para utilização e conservação dos veículos institucionais. O Campus possui um setor responsável pela frota de veículos oficiais, que tem por competência organizar, planejar e executar as atividades de controle, como manutenções periódicas e eventuais dos veículos, além de orientar, acompanhar e fiscalizar seu uso, observando a legislação nacional e os regulamentos internos da instituição.

Calendário de reuniões

As sessões do Condir são classificadas em três tipos: a) Ordinárias, convocadas pelo Presidente, a serem realizadas trimestralmente, de acordo com as datas estabelecidas em calendário aprovado na primeira sessão do semestre; b) Extraordinárias, convocadas pelo Presidente ou a requerimento de um terço (1/3) dos integrantes do Conselho, na forma deste Regimento; e c) Solenes, convocadas por decisão da Presidência do Conselho ou por convocatória autônoma da maioria absoluta – 50% (cinquenta por cento) mais um dos membros do Conselho.

Os conselheiros aprovaram o calendário de sessões ordinárias para 2019.

Acompanhe o Condir

Para realizar consulta e acompanhar as deliberações do Condir, acesse a página do Conselho Diretor. O Conselho também disponibiliza o e-mail condir.caxias@ifma.edu.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página