Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Estudantes recebem medalhas pela participação no JEC’s
Início do conteúdo da página Notícias

Estudantes recebem medalhas pela participação no JEC’s

Campus reconheceu e premiou os alunos participantes dos Jogos Escolares de Caxias (JEC’s)
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 11/07/2019 09h55
  • última modificação 11/07/2019 09h55

A manhã da última terça-feira (2) foi de aplausos, emoção e muita comemoração. Ao fim de mais uma edição dos Jogos Escolares de Caxias, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias reconheceu e premiou os atletas participantes da competição. A comemoração, que foi acompanhada pelos diretores João da Paixão (geral) e Raimundo Filho (desenvolvimento educacional), rendeu homenagens às modalidades badminton, basquete, futsal masculino e feminino, jiu-jitsu, natação e xadrez.

FOTOS

A 42ª edição dos Jogos Escolares de Caxias (JEC’s) teve início no dia 12 de junho, em cerimônia realizada no ginásio Governador João Castelo. Na competição, a delegação do IFMA foi composta por 40 estudantes dos cursos técnicos de nível médio, que foram acompanhados pela Comissão de Esportes do Campus composta pelos servidores Carlos Jardel Araújo, José Wybson Colaço Nunes, Madson Evandro da Silva Melo, Élcio Basílio Pereira Machado e Vanessa Xavier Silva Sousa.  “Desde de 2011 o Campus Caxias participa do maior evento esportivo escolar da cidade. Assim como nas edições anteriores, a desse ano encerra com saldo positivo”, comemorou João da Paixão.

Para a professora de Educação Física do campus, Vanessa Xavier, a participação dos alunos nos jogos escolares da cidade é um momento de grande valor motivacional e de agradecimento por terem representado tão bem o Campus Caxias na competição, apesar das dificuldades. “Vale ressaltar que o nosso saldo foi bastante positivo e satisfatório. Isso nos deixa bastante orgulhosos, pois é fruto da dedicação de nossos alunos e de nossos colaboradores que não mediram esforços na tentativa de buscar êxito na participação nos JEC’s 2019”, ponderou a professora de educação física.

O professor Élcio Basílio agradeceu o apoio da instituição e destacou o resultado da seleção de bolsistas do Programa de Incentivo à Cultura, Desporto e Lazer. “Reconheço o esforço de todos, independente do resultado. Agora, é continuar treinando e focar nas próximas competições, como os Jogos Estudantis do IFMA. Em relação ao Bolsa Atleta, conseguimos quatro bolsas. Esse resultado é extremamente satisfatório”, comemorou.

Os participantes

Em festa no auditório central do campus, gestores, professores e colaboradores levaram ao palco os destaques de cada modalidade e também concederam medalhas aos melhores colocados. Entre eles estava o trio Benjamin Reis Pinheiro, Hellyson Gabriel Ferreira e Ronald Vitório Machado, os três do Curso Técnico em Informática. A equipe conquistou o primeiro lugar e foi classificada para a etapa Regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) de 2019, que é a maior competição escolar do Estado. Benjamin Pinheiro comemorou e atribui o resultado à preparação que o IFMA oferece. “Aqui, nós temos aulas de jiu-jitsu toda semana com Wybson, que é faixa preta em jiu-jitsu. Isso ajuda muito, é um diferencial. Além de oportunizar a participação nessas competições, o jiu-jitsu é importante para nosso desenvolvimento físico e mental, colabora no aprimoramento de valores como conduta e disciplina”, afirmou o aluno.

Vale destacar que o Campus oferta aulas gratuitas de jiu-jitsu às segundas, quartas e quintas-feiras, em dois turnos. Pela manhã, as aulas são às 7h15; já à tarde, as aulas ocorrem às 17h15. O projeto tem por objetivo introduzir os estudantes, servidores e comunidade externa na prática desportiva do Jiu-jítsu, auxiliando na formação e visando à construção de cidadãos, além do bem estar físico-mental proporcionado pelo esporte.

Na natação, o IFMA também conseguiu bom resultado. O aluno Elias Rodrigues Silva, do curso técnico em Agroindústria, conquistou a medalha de prata nos 50 metros rasos. “Agradeço aos que torceram por mim. Apesar das dificuldades que enfrentamos, o companheirismo vale muito mais que qualquer premiação. Vou continuar me esforçando para conseguir bons resultados para o campus”, disse.

Mas foi do xadrez que veio a primeira medalha para o IFMA nos Jogos Escolares. O aluno Davi Bezerra de Sousa, do curso de Informática, conquistou a prata. Já Cristian Vitor Alves Lopes ficou com a 5ª colocação. “Foi difícil conseguir o título de vice-campeão. Não era o que eu queria, mas fiquei muito contente perante a conquista”, brincou Davi de Sousa. “Foram vários dias de treino em casa, com o professor Werton e com o meu amigo Cristian. E essa conquista também merece ser compartilhada com eles. Agora, vou continuar com treinos para os torneios regionais. Só tenho a agradecer a todos que me apoiaram, especialmente ao professor Werton, que sempre me deu dicas de como eu melhorar no xadrez e de como eu devo lidar com o nervosismo, por exemplo”, frisou o enxadrista.

Treinada por Esdras Willians Soares desde de 2018, a equipe de basquete desse ano foi formada, em sua maioria, por alunos do primeiro ano dos cursos de Administração, Agroindústria e Agropecuária. Diego Emanoel Brito, do curso de Administração, foi um deles e sentiu orgulho em defender o Instituto pela primeira vez. “Nas partidas, nós mostramos dedicação, disciplina e, sobretudo, respeito aos adversários na vitória ou na derrota, afinal, no IFMA nos aprendemos que o jogo imita a vida real”, destacou Diego.

“Ficamos satisfeitos com os resultados, pois é fruto de um trabalho em equipe”, afirmou Raimundo Filho, diretor de Desenvolvimento Educacional do campus. “A atuação dos nossos atletas sempre foi pautada no respeito, espirito de compreensão mutua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play”, finalizou o diretor.

Cliquei aqui e confira as fotos da competição e da cerimônia de premiação.

Resultado dos Jogos Escolares de Caxias (JEC’s) – Edição 2019

Jiu Jitsu

1° lugar: Benjamin Reis Pinheiro, Hallyson Gabriel Lima do Nascimento e Ronald Vitório de Sousa Machado (todos do Curso de Informática)

Xadrez

2° lugar: Davi Bezerra de Sousa (Curso de Informática)

5° lugar: Cristian Vitor Alves Lopes (Curso de Informática)

 

Natação

2° lugar: Elias Rodrigues Silva (Curso de Agroindústria)

Badminton

3° lugar: Vanessa da Silva (Curso de Agropecuária)

registrado em:
Fim do conteúdo da página