Página Inicial > Notícias > Realizada palestra que adverte sobre os danos causados pelas drogas

Realizada palestra que adverte sobre os danos causados pelas drogas

Evento foi realizado no Dia Internacional de Combate às Drogas.
  • publicado 11/07/2019 17h18
  • última modificação 11/07/2019 17h18

Uma tarde de conversa com estudantes sobre um dos temas mais debatidos atualmente: as formas de prevenir e combater o consumo de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens. Essa é a proposta do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias para os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária e Agroindústria. Para realizar o bate-papo, o IFMA convidou Mariano Aguiar, da Polícia Militar, Francisco de Assis de Abreu Júnior, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Caxias, e Adoaldo Júnior, enfermeiro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

De acordo com Edna Sobral, assistente social e uma das organizadoras do evento, um dos objetivos foi trabalhar junto aos estudantes a prevenção e o combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas. “Considerando que a prevenção e o combate ao uso de drogas é de suma importância para os processos educacionais, que contribuem diretamente para o desenvolvimento e bem-estar biopsicossocial do educando no IFMA”, complementou a assistente social.

Durante o evento, os convidados apresentaram dados sobre o consumo de drogas lícitas e ilícitas no Brasil destacando, sobretudo, levantamentos feitos em Caxias, considerando as experiências adquiridas por eles nas instituições que atuam. Eles também destacaram os efeitos e as consequências para o usuário, família e comunidade em que vivem.

O evento foi realizado no dia 26 de junho, data alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

O diretor-geral do Campus, João da Paixão, acompanhou a ação. “A instituição, enquanto espaço de construção social, se constitui como campo experimental da vida comunitária e democrática fora da família”, disse o diretor, justificando que a escola é o local apropriado para discussões e ações sobre a prevenção e o combate ao uso de drogas.

Plano de Combate e Prevenção ao Uso de Drogas (PIPD)

Com o objetivo de promover ações de prevenção e combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas entre a comunidade escolar, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) iniciou, em 2016, a implementação do Plano de Combate e Prevenção ao Uso de Drogas (PIPD).