Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Realizada palestra que adverte sobre os danos causados pelas drogas
Início do conteúdo da página Notícias

Realizada palestra que adverte sobre os danos causados pelas drogas

Evento foi realizado no Dia Internacional de Combate às Drogas.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 11/07/2019 17h18
  • última modificação 11/07/2019 17h18

Uma tarde de conversa com estudantes sobre um dos temas mais debatidos atualmente: as formas de prevenir e combater o consumo de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens. Essa é a proposta do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias para os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária e Agroindústria. Para realizar o bate-papo, o IFMA convidou Mariano Aguiar, da Polícia Militar, Francisco de Assis de Abreu Júnior, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Caxias, e Adoaldo Júnior, enfermeiro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

De acordo com Edna Sobral, assistente social e uma das organizadoras do evento, um dos objetivos foi trabalhar junto aos estudantes a prevenção e o combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas. “Considerando que a prevenção e o combate ao uso de drogas é de suma importância para os processos educacionais, que contribuem diretamente para o desenvolvimento e bem-estar biopsicossocial do educando no IFMA”, complementou a assistente social.

Durante o evento, os convidados apresentaram dados sobre o consumo de drogas lícitas e ilícitas no Brasil destacando, sobretudo, levantamentos feitos em Caxias, considerando as experiências adquiridas por eles nas instituições que atuam. Eles também destacaram os efeitos e as consequências para o usuário, família e comunidade em que vivem.

O evento foi realizado no dia 26 de junho, data alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

O diretor-geral do Campus, João da Paixão, acompanhou a ação. “A instituição, enquanto espaço de construção social, se constitui como campo experimental da vida comunitária e democrática fora da família”, disse o diretor, justificando que a escola é o local apropriado para discussões e ações sobre a prevenção e o combate ao uso de drogas.

Plano de Combate e Prevenção ao Uso de Drogas (PIPD)

Com o objetivo de promover ações de prevenção e combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas entre a comunidade escolar, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) iniciou, em 2016, a implementação do Plano de Combate e Prevenção ao Uso de Drogas (PIPD).

registrado em:
Fim do conteúdo da página