Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA oferta curso de Inglês para pesquisadores e bolsistas
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA oferta curso de Inglês para pesquisadores e bolsistas

As inscrições são gratuitas e seguem até dia 21 de julho.
  • Com informações do Campus
  • publicado 12/07/2019 16h13
  • última modificação 12/07/2019 16h13

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está com inscrições abertas para ingresso no curso de inglês instrumental para pesquisadores de iniciação científica. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas, sendo 35 destinadas a estudantes do ensino médio e do ensino superior do Campus Caxias e cinco para servidores (professores ou técnico-administrativos) pesquisadores na condição de orientador ou coorientador. O curso será ofertado pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão da Linguagem (Cepeli) em parceria com o Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI). As inscrições são gratuitas e seguem até dia 21 de julho, via formulário eletrônico, no site do Campus (caxias.ifma.edu.br).

De acordo com o Edital Nº 184/2019, podem participar estudantes regularmente matriculados no IFMA Campus Caxias, que foram indicados para atuarem como bolsistas ou voluntários do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e da Fábrica de Jogos. Os servidores (professores ou técnico-administrativos) pesquisadores na condição de orientador ou coorientador também podem participar desde que tenham aprovado projetos no Edital PRPGI nº 97, de 17 de junho de 2019, PIBIC Ensino Superior – vigência 2019/2020, Edital PRPGI nº 94, de 17 de junho de 2019 e Edital PRPGI nº 95, de 17 de junho de 2019, PIBIC Ensino Superior, PIBITI Superior e Fábrica de Jogos – vigência 2019/2020, respectivamente.

A seleção dos estudantes será realizada por meio da análise do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) constante em histórico acadêmico atualizado.  Já a seleção dos servidores será mediante ordem de classificação de aprovação do projeto obtida junto a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI).

O resultado final será divulgado no dia 07 de agosto, no site e nos murais do Campus.  Os candidatos classificados realizarão suas matrículas entre os dias 07 e 09 de agosto, no horário de funcionamento do Departamento de Registros e Controle Acadêmicos (DRCA), devendo apresentar cópias e originais dos seguintes documentos:

a)  Documento de identidade;

b)  CPF;

c)  Uma foto 3×4 recentes; e

d)   Comprovante de residência.

As aulas terão início em agosto, em turno e horário a serem informados na página do processo seletivo, no site e nos Murais.

Sobre o curso

O curso inglês instrumental para pesquisadores de iniciação científica é coordenado pelo professor Joniery Rubim de Souza. Ele explica que o curso surgiu a partir de uma demanda existente e da necessidade de publicação dos resultados de pesquisas científicas em revistas em língua inglesa. “Outrossim, percebe-se que há dificuldade e resistência por parte de alunos em interpretar artigos de revistas em inglês. O uso de técnicas de leitura de textos dessa natureza em inglês por parte de pesquisadores enriquecerá o trabalho de iniciação científica, o que possibilita as equipes a publicação em revista Qualis A1 e A2”, frisou Joniery Rubim.

Com carga horária de 60 horas, o curso será ofertado na modalidade presencial e é totalmente gratuito.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página