Página Inicial > Notícias > Estudantes participam da Olimpíada GeoBrasil

Estudantes participam da Olimpíada GeoBrasil

Ao todo, foram 13 equipes compostas por estudantes dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agroindústria e Informática.
  • publicado 09/08/2019 11h44
  • última modificação 09/08/2019 11h44

Na terça-feira (07), estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias participaram da 1ª fase da Olimpíada Brasileira Geo-Brasil (OGB), competição que compreende a V edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e III edição da Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT).

A atividade foi desenvolvida sob orientação do professor de geografia Carlos Jardel Araújo Soares. Ele explica que o objetivo da Olimpíada é “despertar nos estudantes o interesse pela geografia e pelas ciências da terra e estimular no aprimoramento do ensino destas disciplinas com metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem”. Carlos Jardel destacou que na edição anterior o Campus obteve bons resultados. “Ano passado, conseguimos uma menção honrosa, cinco bronzes e ouro na etapa regional. Esse resultado é fruto de uma articulação entre os professores da área, somado ao interesse dos alunos pela geografia”, afirmou o professor. “Acredito que a proposta da Olimpíada está sendo alcançada, pois nossos estudantes conheceram um pouco melhor o Brasil e o mundo. Estamos na torcida, mas a melhor vitória nessa olimpíada, usando o lema da disputa, é aprender e descobrir novos horizontes”, frisou o professor.

Ao todo, foram 13 equipes composta por 3 alunos dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agroindústria e Informática.  Nessa fase on-line as equipes puderam consultar materiais e fontes de informação (livros, sites, consultas aos professores etc.) para embasar as suas respostas. Apesar disso, o aluno Neemias Boanerges Macêdo Aguiar, do segundo ano do curso de Agroindústria, avaliou a olímpiada como “um pouco difícil, com questões bem estruturadas e complexas que nos estimularam a pensar e a pesquisar sobre o conteúdo apresentado na prova”.

Uma das propostas da Olimpíada de Ciências da Terra e da Geografia é empoderar os alunos no sentido de contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas. “Eu observei isso na forma de aplicação. Sendo on-line, não gera gastos com papéis ou outras coisas do tipo”, disse Neemias Aguiar. “As questões, apesar de difíceis, foram respondidas porque aqui aprendemos com bons professores de geografia. Vale lembrar o incentivo de Carlos Jardel e Aciel, nossos professores de geografia”, concluiu o aluno.

Neemias Aguiar juntamente com Pedro Henrique Silva Magalhães, aluno do segundo ano do curso técnico em Agroindústria, e João Paulo Leal Lopes, aluno do primeiro ano do curso técnico em Administração, formaram a equipe “George Biddell Airy”. “Escolhemos esse nome em homenagem a George Biddell Airy, que foi quem estabeleceu o Meridiano de Greenwich, aquele que é usado por convenção para dividir o globo terrestre em oriente e ocidente”, explicou João Paulo Lopes. “Foi uma tarde que exigiu bastante esforço, mas vale a pena”, declarou ele.

Os estudantes André Lucas Oliveira dos Santos Piorsky, Felipe Anderson Torres Rodrigues e Jeielle Andrea da Costa Machado, todos do curso técnico em Informática,  formaram uma equipe que levou o nome do geógrafo Friedrich Ratzel. “Por sua contribuição para a geografia e por ser o precursor da geopolítica e do determinismo geográfico resolvemos homenageá-lo com o nome da equipe”, explicou André Piorsky. “A Olimpíada exigiu bastante esforço, mas vale a pena”, ponderou. “Deu para prender bastante sobre a geografia do Brasil, porque a Olimpíada te estimula a pesquisar para responder às questões”, frisou o aluno.

“Foi gratificante ver o esforço e dedicação dos alunos. Isso demonstra o interesse do IFMA pela área de ciências humanas e pela inserção dos estudantes em atividades competitiva”, concluiu o Carlos Jardel.

Sobre a Olimpíada

A iniciativa é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Universidade Nacional de Brasília (UnB).

A OBG e OBCT será constituída por 3 fases de provas on-line e 1 fase de prova final e presencial, que se realizará na Unicamp, em Campinas/SP. A colocação final é dada com base no número total de acertos nas três fases iniciais, sendo definidos os 2 times finalistas de cada estado (pelo menos 1 de escola pública) para a quarta etapa do torneio.

Os alunos selecionados na fase presencial serão treinados para participar da International Geography Olympiad, em 2020, em Istambul, Turquia.

No ano de 2018, a Olimpíada foi realizada em três fases on-line com mais de 30.000 alunos participantes. Uma fase final presencial em Brasília na Universidade de Brasília – UnB, onde foram convidadas as duas primeiras equipes melhor classificadas na fase on-line de cada unidade federativa do Brasil, sendo obrigatoriamente uma delas de escola pública.