Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus recepciona novos estudantes de cursos superiores
Início do conteúdo da página Notícias

Campus recepciona novos estudantes de cursos superiores

A atividade reuniu professores, técnico-administrativos e calouros com a proposta de compartilhar experiências e apresentar a Instituição.
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 22/08/2019 16h41
  • última modificação 22/08/2019 16h41

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou, no auditório central, a aula inaugural para os novos estudantes dos cursos de bacharelado em Zootecnia, licenciatura em Ciências Biológicas e licenciatura em Química. Os diretores João da Paixão Soares (geral) e Raimundo Filho (desenvolvimento educacional) estiveram presentes à solenidade, que aconteceu no dia 7 de agosto, com a participação de professores, técnico-administrativos e coordenadores de curso.

A acolhida aos estudantes foi realizada pelo o diretor-geral, João da Paixão, que destacou a qualidade dos cursos ofertados. “Os cursos de Zootecnia, Ciências Biológicas e Química são avaliados com o conceito ‘muito bom’ pelo Ministério da Educação (MEC). Aqui, vocês vão encontrar servidores comprometidos com o fazer educação de qualidade”, frisou.

O diretor-geral apresentou, também, dados sobre a oferta de cursos no campus e o sobre o planejamento institucional para o segundo semestre. “Os cursos de graduação são caracterizados pelo domínio de princípios científicos e tecnológicos próprios, com ênfase em determinado ramo de atividade humana”, afirmou. O IFMA Campus Caxias oferece graduação em seis cursos de licenciaturas e dois bacharelados. “São centenas de vagas ofertadas anualmente que geram um impacto social muito grande em Caxias e região, oportunizando as pessoas de exercer seu direito à educação”, prosseguiu. “Isso faz de nós uma instituição pública reconhecida na região por ofertar um ensino de excelência para seus estudantes”, destacou João da Paixão.

Vanessa Alves abordou projeto de vida e saúde mental

Em seguida, a psicóloga Vanessa Alves proferiu uma palestra com o tema Projeto de vida e saúde mental no Ensino Superior. “O objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre as escolhas ao longo da vida”, disse ela. “Procurei abordar a importância de se refletir sobre as influências sociais nas escolhas da vida profissional”, frisou. “O ponto mais relevante foi a possibilidade de se repensar as escolhas ao longo da vida e entender a importância de se ter um planejamento acadêmico”, concluiu Vanessa Alves.

 

 

Em um segundo momento, os coordenadores realizaram a recepção aos novos estudantes em sala de aula. Na oportunidade, eles apresentaram sobre o funcionamento dos cursos, assim como apresentaram orientações didático-acadêmicas.

 

Os novos alunos

Felipe Rodrigues, Jallyson Pacheco, Josivan dos Santos e Vinícius Falcão retornam ao campus para cursar o bacharelado em Zootecnia, após terem concluído, o curso técnico em Agropecuária

“Começo de semestre letivo é assim: novos estudantes que chegam, outros que vão e alguns retornam.  Este começo de semestre nos trouxe de volta vários ex-alunos”, disse o diretor de desenvolvimento educacional, Raimundo Filho. Ele citou, como exemplo, Felipe Rodrigues, Jallyson Pacheco, Josivan dos Santos e Vinícius Falcão, que concluíram, em 2018, o curso técnico integrado ao Ensino Médio em Agropecuária. Agora, eles retornam ao campus para cursar o bacharelado em Zootecnia. “No IFMA, e nos demais Institutos Federais distribuídos pelo país, o ensino funciona dessa forma.”, pontuou. “Aqui, os estudantes têm acesso a todas as etapas do ensino na mesma instituição e isso nós chamamos de verticalização do ensino”, explicou Raimundo Filho.

“O meu ensino médio no IFMA foi decisivo para que eu escolhesse Zootecnia. Levei em conta também o quadro docente e fiz análise do mercado de trabalho”, justificou o estudante Jallyson Pacheco. “Logo em seguida eu concluí o técnico em Agropecuária na forma Integrada ao Ensino Médio, fiz o concurso da prefeitura municipal de Caxias, fui aprovado e hoje estou atuando como técnico em Agropecuária do município”, comemorou o aluno.

Felipe Rodrigues Cunha também concluiu o curso técnico em Agropecuária, em 2018, e logo em seguida foi aprovado para cursar Zootecnia. “Ter feito o Ensino Médio na forma integrada no IFMA foi fundamental para escolher meu curso superior”, disse ele. “Tenho orgulho de ser técnico em agropecuária e agora vou continuar na área de agrárias”, prosseguiu. “Fazer um curso de graduação tem um significado especial, pois serei o primeiro da família a ter um curso superior”, confessou Felipe Cunha, que reside em Aldeias Altas. “Já passei três anos vivendo esse deslocamento de 30 quilômetros por dia e, agora, vou continuar nessa rotina por mais cinco anos para realizar meu sonho”, declarou.

Também em busca do sonho do diploma de curso superior, o estudante Agnaildo Sousa Sampaio mudou-se do município de Fortuna para Caxias, quando foi aprovado em segundo lugar para cursar Ciências Biológicas no IFMA. “Desde do Ensino Médio gostava da disciplina de Biologia”, relembrou. “Isso foi um dos motivos que me fez seguir por essa área”, afirmou. “Sei que esse começo pode ser difícil, mas o IFMA tem muitas vantagens e benefícios”, disse o aluno citando o auxílio transporte e o auxílio moradia.

“Dos cursos que o IFMA oferta, Zootecnia foi a que mais me identifiquei”, afirmou Francisca Torres da Silva. “Meu contato com animais, em minhas idas ao interior de São João do Soter, me ajudou nesse processo de escolha”, prosseguiu. “Eu já tinha tentado umas duas vezes ingressar no IFMA, mas sempre ficava na lista de espera. Agora, chegou minha vez e vou aproveitar muito bem esses cinco anos de curso”, declarou a estudante.

“O IFMA está aqui para formar os melhores profissionais”, afirmou Raimundo Filho. “Acreditem que a partir de agora vocês fazem parte de uma instituição que não mede esforços para proporcionar o aprendizado necessário para que vocês alcancem os melhores lugares no mercado de trabalho”, prosseguiu. “Os desafios serão grandes, porém juntos manteremos o foco na construção do conhecimento tendo a certeza do sucesso de vocês”, concluiu Raimundo Filho.

Momento em sala de aula com a coordenadora de Ciências Biológicas

Momento em sala de aula com o coordenador do curso de Química

registrado em:
Fim do conteúdo da página