Página Inicial > Notícias > Concurso estimula inovação na produção de alimentos

Concurso estimula inovação na produção de alimentos

Inscrições seguem até dia 02 de outubro, presencialmente ou via internet. Podem participar da competição estudantes, servidores e comunidade externa.
  • publicado 02/09/2019 09h13
  • última modificação 02/09/2019 09h13

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias lançou, na sexta-feira (30), edital do Concurso de Inovação na Produção de Alimentos. A inciativa tem como objetivo despertar o espírito empreendedor e estimular a criatividade de estudantes e profissionais da área de alimentos. Podem participar da competição estudantes de nível médio, técnico e/ou superior, servidores do IFMA Campus Caxias e comunidade externa.

As inscrições seguem até o dia 02 de outubro de forma on-line, via formulário eletrônico, no site do Campus Caxias (caxias.ifma.edu.br). Para os candidatos que não dispõem de acesso à internet, o IFMA disponibiliza inscrição na forma presencial, devendo ser feita no setor de Protocolo, no horário de funcionamento do setor. A taxa de inscrição custa 20 reais.

De acordo com o edital Nº 269/2019, as inscrições podem ser realizadas na modalidade individual ou em equipes com até três integrantes, não sendo obrigatória a participação de um professor-orientador na equipe.

No dia 16 de outubro, os professores da área de alimentos do Campus Caxias divulgarão as 10 (dez) equipes que participarão do concurso.

A competição

O Concurso Inovação na Produção de Alimentos será realizado no dia 31 de outubro, na unidade do IFMA em Caxias, no horário de 14h às 18h.

Em até 10 minutos, a equipe ou candidato deve apresentar o seu produto para uma banca avaliadora, composta por cinco profissionais da área de alimentos, expondo o caráter inovador e o modo de preparação.

Os critérios de avaliação dos alimentos serão: sabor, aroma, aparência, caráter inovador, custo, intenção de compra, modo de preparo, regionalidade, apresentação oral do produto e rotulagem.

As três melhores equipes receberão certificado de láurea científica e premiação em dinheiro em cerimônia solene, que será realizada no Auditório Central do Campus, no dia 31 de outubro, às 19h.

Para mais informações, acesse o edital do concurso.