Página Inicial > Notícias > Seletivo 2020: Pedido de gratuidade deve ser feito até dia 04

Seletivo 2020: Pedido de gratuidade deve ser feito até dia 04

O Campus Caxias oferta 200 vagas distribuídas entre os cursos de Administração, Agropecuária, Agroindústria e Informática.
  • publicado 02/09/2019 09h21
  • última modificação 02/09/2019 10h23

Quem deseja estudar no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em 2020 pode solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos de nível médio. Poderá requerer a isenção o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família, Peti, entre outros) e for membro de família de baixa renda. O período para fazer o pedido segue até 4 de setembro via formulário na página do seletivo. A lista de inscritos com isenção deferida deverá ser publicada no dia 5 de setembro.

Seletivo 2020

Nesta edição, o Instituto oferta 6.530 vagas para 41 cursos técnicos de nível médio em 27 municípios. Para o Campus Caxias estão sendo ofertados 200 vagas em 4 cursos técnicos: Administração (40 vagas – vespertino), Agroindústria (80 vagas – matutino/vespertino), Agropecuária ( 40 vagas – matutino) e Informática (40 vagas – vespertino).

Todos os cursos técnicos são integrados ao Ensino Médio. Nesse caso, é destinado candidatos que já concluíram ou estão cursando, em 2019, a 8° série ou 9º ano do Ensino Fundamental. A duração do curso é de no mínimo de três anos, e o aluno concluirá simultaneamente uma Habilitação Profissional Técnica e o Ensino Médio.

Quem perder o prazo da isenção ou não estiver apto a solicitá-la, pode se inscrever no período de 6 de setembro a 6 de outubro, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 30.

Provas
Com aplicação agendada para o dia 1 de dezembro, a prova terá duração de quatro horas e constará de 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Os programas para estudo constam nas páginas 55 e 56 do edital de abertura Nº 84.

Informações.

Dúvidas ou informações suplementares poderão ser solicitadas pelo e-mail proen@ifma.edu.br, através do telefone (98) 3215-1701 ou presencialmente no IFMA Campus Caxias, que está localizado em MA-340, KM-02, Gleba Buriti do Paraíso, Povoado Lamego – Zona Urbana.

Para saber detalhes sobre os cursos, como objetivos, aptidões esperadas dos egressos e atuação profissional, acesse a página de cursos.

Para mais informações, acesse a página oficial do Seletivo 2020.