Página Inicial > Notícias > Divulgada concorrência do Processo Seletivo 2020

Divulgada concorrência do Processo Seletivo 2020

Para o Campus Caxias, o curso técnico de Informática é o mais concorrido.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 04/11/2019 09h51
  • última modificação 04/11/2019 09h51

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou a concorrência do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos de nível médio em 2020. O total de candidatos inscritos foi de 29.703 pessoas para um total 6.530 vagas para 41 cursos técnicos de nível médio em 27 municípios.

Para o Campus Caxias, 595 candidatos concorrem a 200 vagas em 4 cursos: Administração, Agroindústria, Agropecuária e Informática. No geral, o curso mais concorrido foi técnico em Informática, com 189 inscritos (4.73 por vaga).

Em seguida, aparece o curso de Agropecuária com uma concorrência de 3.38 por vaga. Para este curso, foram 135 inscritos. Em terceiro lugar está o curso técnico em Administração, com 130 candidatos, concorrendo a 40 vagas. A concorrência ficou de 3.25 por vaga.

A prova

Com aplicação agendada para o dia 1 de dezembro, a prova terá duração de quatro horas e constará de 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Os programas para estudo estão disponíveis nas páginas 55 e 56 do edital de abertura nº 84.

Os portões serão fechados às 13h, horário local. É recomendável que o candidato compareça com, no mínimo, uma hora de antecedência. Em Caxias, as provas serão aplicadas no IFMA Campus Caxias, localizado na MA-340, Km 02, Gleba Buriti do Paraíso, Povoado Lamego, Zona Urbana.

No dia da prova, é necessário levar o documento de identidade (RG) original ou documento oficial de identidade com foto, e caneta esferográfica azul ou preta transparente.

A seleção e resultado

A nota de cada candidato será obtida a partir do somatório dos pontos nas questões de Língua Portuguesa e de Matemática. O preenchimento das vagas será feito em ordem decrescente de pontuação obedecendo ao quantitativo de vagas disponíveis para os cursos de Administração, Agroindústria, Agropecuária e Informática.

O IFMA divulgará o resultado preliminar dos classificados no site e nas dependências dos Campi e Campi Avançados no dia 27 de dezembro de 2019. Os candidatos autodeclarados pretos e pardos aprovados e classificados conforme resultado preliminar terão sua classificação confirmada após validação da sua autodeclaração, na forma do que dispõe o edital de abertura.  O resultado final está previsto para o dia 17 de janeiro de 2020.

Os cursos

Todos os cursos técnicos ofertados pelo Campus Caxias são integrados ao Ensino Médio. Nesse caso, é destinado a candidatos que já concluíram ou estão cursando, em 2019, o 9º ano do Ensino Fundamental. A duração do curso é de, no mínimo, três anos, e o aluno concluirá simultaneamente uma Habilitação Profissional Técnica e o Ensino Médio.

Para saber detalhes sobre os cursos, como objetivos, aptidões esperadas dos egressos e atuação profissional, acesse a página de cursos.

Para mais informações, acesse a página oficial do Seletivo 2020.