Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Aluna de Ciências Biológicas é aprovada em mestrado
Início do conteúdo da página Notícias

Aluna de Ciências Biológicas é aprovada em mestrado

Anny Mykaelly de Sousa foi aprovada para o mestrado Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 05/12/2019 16h54
  • última modificação 05/12/2019 16h54

A aluna Anny Mykaelly de Sousa, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, foi aprovada para o mestrado em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), pioneiro no Brasil com essa denominação, com os níveis de Mestrado e Doutorado, na modalidade acadêmica.

A trajetória de Anny Sousa no IFMA foi marcada pela participação em projetos de pesquisa, extensão, monitorias, atuação em minicursos, apresentação e publicação de trabalhos área educação ambiental. “Um passo importante nesses últimos anos foi a oportunidade de estagiar no Campus da UEMA, em São Luís, no ano passado. Naquele período, desenvolvi estudos e pesquisas sobre meu trabalho monográfico, no caso, taxonomia de minhocas”, acrescentou ela. Integrante do Laboratório de Água, Solos e Plantas (LASAP), a aluna desenvolveu parte de um projeto de pesquisa na área ambiental, sob orientação do professor Daniel Silas, na escola Arlindo Fernandes de Oliveira. “Após esse período, eu participei de três monitorias, sendo uma na área de inglês instrumental, a segunda na área de morfologia e fisiologia de invertebrados superiores e uma última na disciplina de ecologia”, lembrou a aluna.

Anny Sousa destaca que o Campus Caxias teve extrema importância para a sua formação acadêmica e obtenção da aprovação no mestrado. “O IFMA foi importante para o meu desenvolvimento como pessoa e profissional. Foi aqui que tive contato mais próximo com a biologia. Os professores serviram de inspiração, a exemplo de Régia. Sem o IFMA, eu não teria desenvolvido pesquisas, não teria ido ao campo e colocado em prática tudo que aprendi ao longo da graduação”, frisou.

De acordo com a professora Régia Maria Reis Gualter, orientadora da aluna na graduação, a aprovação confirma a dedicação da aluna. “Anny sempre se mostrou bastante interessada em aprender, apresentando ainda autoconfiança e automotivação. Além disso, foi dedicada e compromissada com o desenvolvimento do seu trabalho monográfico, bem como nas disciplinas por mim ministradas”, frisou a professora. Para Régia Gualter, que também atua como coordenadora do curso, a aprovação de Anny Sousa no mestrado atesta a qualidade do curso ofertado pelo Campus Caxias. “A aprovação é mérito dela, mas o IFMA dá as ferramentas, digamos assim, ao estudante. O curso tem uma qualidade no seu corpo docente e de técnico muito grande. Outro aspecto que destaco é a disponibilidade dos professores e técnicos para atuação nos projetos e ações propostas pelo Campus. Nossa equipe se sente orgulhosa em ter seu trabalho refletido no sucesso acadêmico e profissional dos estudantes”, avalia Régia Gualter.

Neste ano, o programa de pós-graduação da UEMA completou 23 anos de criação, e possui conceito 4 (muito bom) na avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e  Ministério da Educação (MEC). O diretor de desenvolvimento educacional, professor Raimundo Filho, destaca que a aprovação ocorre em um programa de pós-graduação bastante concorrido e respeitado pelos profissionais da área. “Observamos, pela avaliação do mestrado, que trata-se de um importante núcleo de produção de conhecimento e formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento do Maranhão”, afirmou. “Sobre Anny, acompanhei sua trajetória no Campus. Ela sempre agiu com muita humildade, dedicação e buscou aprimorar e compartilhar seus conhecimentos, através da monitoria e participação nos eventos institucionais”, frisou Raimundo Filho.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página