Página Inicial > Notícias > Campus Caxias reduz consumo de energia

Campus Caxias reduz consumo de energia

Em 2019, economia com energia elétrica superou 60 mil reais.
  • publicado 10/01/2020 16h57
  • última modificação 10/01/2020 16h59

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias lançou, em 2019, a campanha “Se liga, economiza!”, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica, uma das contas que mais pesam no orçamento da unidade de ensino. Cartazes, banners, entre outras peças, foram divulgadas nas redes sociais alertando sobre a importância do uso adequado de computadores, aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos.

As ações foram alinhadas com a Portaria Nº 255/2019, emitida pela direção-geral, onde foram estabelecidos horários para funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado do campus. Nesse período, o Gabinete da Direção fixou um cartaz no mural do hall de entrada onde constavam as contas de energias mensais. “Dessa forma, a comunidade acadêmica podia fazer o acompanhamento”, acrescentou João da Paixão, diretor-geral.

Na quinta-feira (09), um levantamento apresentado pela Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) aponta que houve uma redução no consumo de energia entre os meses de junho e dezembro de 2019, quando comparados com o mesmo período do ano anterior. “A economia exata foi de R$ 60.360,55. Esse valor equivale a 11,87% do valor final do ano passado”, comemora Guilherme Andrade Lopes, diretor da DAP, destacando que o campus realizou outras ações para economizar energia. “Na parte de iluminação, trocamos lâmpadas por lâmpadas de LED e instalamos sensores de presença em alguns ambientes”, disse.

Vale destacar que, nesse período, somente o mês de junho teve bandeira tarifária “verde”, o que indica que não houve acréscimo na fatura, conforme informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador do setor. Nos meses de julho, outubro e dezembro, a bandeira foi “amarela”, o que representou uma cobrança adicional, proporcional ao consumo, na razão de R$ 1,50 por 100 kWh (ou suas frações).  Já nos meses de agosto, setembro e novembro, a bandeira foi “vermelha – patamar 1”, e o adicional cobrado passou a ser proporcional ao consumo na razão de R$ 4,00 por 100 kWh (ou suas frações).

“A colaboração de estudantes, servidores e terceirizados foi essencial e continuará sendo, para que possamos garantir a redução do consumo de energia elétrica neste ano”, frisou João da Paixão. “Nós agradecemos o esforço de todos que fazem o IFMA Campus Caxias. A adoção de novos hábitos de forma individual e coletiva trouxe benefícios para toda comunidade acadêmica”, apontou o diretor-geral.

Confira o valor das contas de energia do Campus de junho a dezembro de 2019:

Junho: R$ 41.161,15 (redução de 7,71%)

Julho: R$ 36.874,64 (redução de 22,17%)

Agosto: R$ 27.290,53 (redução de 15,51%)

Setembro: R$ 45. 908,16 (redução de 15,26%)

Outubro: R$ 49.331,01 (redução de 18,58%)

Novembro: R$ 48.720,73 (redução de 21,90%)

Dezembro: R$ 51.252,18 (redução de 13,81%)

Acesse aqui a despesa anual do Campus Caxias com energia

Assunto(s): Campus Caxias , energia , ifma