Página Inicial > Notícias > Conhecida representante estudantil do Polo Cocais/Litoral Leste para o CONSUP

Conhecida representante estudantil do Polo Cocais/Litoral Leste para o CONSUP

A aluna Raimunda Leida Feitosa de Sousa, do curso de bacharelado em Zootecnia do Campus Caxias, foi eleita para representar os estudantes do Polo Cocais/Litoral Leste.
  • publicado 10/01/2020 16h34
  • última modificação 10/01/2020 16h40

A aluna Raimunda Leida Feitosa de Sousa, do curso de bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, será a representante do segmento discente no Conselho Superior (CONSUP) do IFMA. Ela vai representar os estudantes do Polo Cocais/Litoral Leste, que é composto pelos Campi Araioses, Barreirinhas, Caxias, Codó, Coelho Neto e Timon. Na suplência, ficou Lidiane Amorim de França, aluna do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Caxias. Elas terão um mandando de dois anos, não sendo permitida a reeleição.

O CONSUPé o órgão máximo do IFMA, sendo presidido pelo Reitor, e tendo como representações de estudantes da instituição, de servidores docentes e técnicos administrativos, de ex-alunos, da sociedade civil, do Ministério da Educação (MEC), de ex-reitores e dos dirigentes dos Campi.

A escolha dos representantes do corpo discente foi realizada por meio de fóruns regionais, e os representantes do corpo discente para os Fóruns Regionais foram eleitos entre seus pares, em cada Campus. Em Caxias, os estudantes escolheram as alunas Raimunda Leida de Sousa e Lidiane de França para representá-los no Fórum Regional do Polo Cocais/Litoral Leste, que foi realizado no dia 18 de dezembro, no Campus Caxias. “Pelas regras do processo, eram esperados representantes dos Campi Araioses, Barreirinhas, Caxias, Codó, Coelho Neto e Timon. Entretanto, não compareceram, na primeira convocação. Nesse caso, realizamos uma convocação uma hora depois da primeira. Esse segundo momento, pode ocorrer com qualquer número de presentes. E então, seguimos com o processo que elegeu as alunas”, explicou a professora Ana Roberta Miranda, membro da comissão eleitoral.

A representante eleita destacou a importância de representar os estudantes de cinco Campi do IFMA. “Reconheço a responsabilidade em representar mais de cinco mil estudantes. Quero levar a voz da maioria para o Conselho, mesmo não sendo a minha concepção. Vou está aberta ao diálogo e pretendo criar canais de comunicação com os demais Campi, de modo a mantê-los informados e receber suas demandas”, disse Leida Feitosa. “Tenho como objetivo tratar dos assuntos coletivos e da instituição como um todo. Espero interagir e trazer as demandas e discussões para a comunidade e o segmento que represento”, ponderou a aluna. E prosseguiu. “Acredito que o papel de conselheira perpassa pelo atendimento do interesse público, através de uma representação que reflita os anseios da instituição e da categoria que irei representar como conselheira”, afirmou a aluna.

A trajetória de Raimunda Leida Feitosa no IFMA teve início no segundo semestre de 2018. “Para mim, o IFMA é minha casa duas vezes. Primeiro, porque a instituição de ensino é sempre uma casa; segundo porque eu sou aluna residente, moro aqui mesmo”, brincou a aluna. “Como minha residência é em Alto Alegre, seria um pouco complicado cursar bacharelado em Zootecnia se não tivesse essa oportunidade de ser aluna residente. Então, vejo essa oportunidade de atuar como conselheira também como uma forma de retribuir o que a Instituição fez e faz por mim”, frisou Raimunda Leida Feitosa.

Após a eleição, a aluna esteve reunida com o diretor-geral do Campus Caxias, João da Paixão. Na oportunidade, o gestor parabenizou a aluna e destacou a importância do Conselho Superior. “O CONSUPé o órgão máximo do IFMA. No Campus, nós temos o Condir, que é o Conselho Diretor. Mas, quando nos referimos ao IFMA, de maneira geral, as questões são tratadas pelo CONSUP. Em todos esses órgãos, é garantida a participação de alunos e ex-alunos, para, dessa forma, fazermos uma gestão democrática e participativa”, frisou o gestor, que é membro do CONSUP na categoria Dirigente Geral de Campus do IFMA.

Assunto(s): Campus Caxias , consup , eleições , ifma