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Campus seleciona monitor e professores para o Pronera

Seleção de monitor é aberta a estudantes de Zootecnia, para atuarem em carga horária de 20 horas semanais. As inscrições para professores seguem até o dia 24 de fevereiro. São ofertadas 14 vagas para servidores dos Campi do IFMA.  
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 14/01/2020 16h49
  • última modificação 16/01/2020 15h31

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias lançou editais voltados para a seleção de monitor e professores para atuarem no curso técnico em Agropecuária, ofertado na forma Integrada ao Ensino Médio, no Âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Seleção de monitor

A inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 22 de janeiro, no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h, na sala da Coordenação do Pronera, localizada na Unidade de Estudo e Pesquisa (UEP).

De acordo com o Edital N° 008/2020, podem candidatar-se à monitoria estudantes do Campus Caxias regularmente matriculados a partir do segundo semestre no curso de bacharelado em Zootecnia, com idade maior que 18 anos e sem vínculo empregatício. Além disso, o candidato não pode receber bolsa de iniciação científica ou extensão, e deve ter disponibilidade para pernoitar na residência estudantil no Campus. No caso de aluno residente em assentamento, é exigida documentação específica, constante do edital de abertura.

O processo de seleção constará de duas etapas, sendo que a primeira consiste na análise do histórico escolar, a partir do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Já a segunda fase de entrevista, na qual será avaliado o perfil do candidato. O edital informa que a carga horária semanal do monitor será de até 20 horas, e o valor mensal da bolsa será de R$ 400.

Seleção de professores

A inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 24 de janeiro, no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h, na sala da Coordenação do Pronera, localizada na Unidade de Estudo e Pesquisa (UEP). São ofertadas 14 vagas para profissionais graduados em Administração, Agronomia, Ciências Agrárias, Medicina Veterinária e Zootecnia.

De acordo com o Edital Nº 009/2020, a seleção envolverá duas etapas. A primeira será de caráter eliminatório e consistirá em análise da ficha de inscrição e dos documentos apresentados no ato de inscrição. A segunda, de caráter classificatório, será a avaliação de títulos. Vale ressaltar que os profissionais selecionados receberão bolsa conforme carga horária da disciplina

Os profissionais selecionados devem ter disponibilidade de um turno e carga horária semanal igual ou superior à definida como necessária pela coordenação do programa, no ato da contratação, podendo incluir sábados e/ou domingos no local de atuação. É necessário ainda que o profissional esteja disponível para eventuais deslocamentos, em função da realização de reuniões, capacitações, visitas de acompanhamento in loco, realização de cumprimento de atividades referentes à disciplina ou outros eventos do programa.

Saiba mais sobre o programa

O Pronera atende jovens e adultos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), quilombolas e trabalhadores rurais acampados cadastrados, além de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário. O Programa propõe e apoia cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio, cursos superiores e de pós-graduação (especialização e mestrado).

A oferta do curso técnico em Agropecuária, no âmbito do Pronera, é resultado de parceria firmada entre o Incra, o IFMA, a Prefeitura Municipal de Caxias e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Caxias.

O curso está sendo desenvolvido em Regime de Alternância, que prevê dois momentos formativos: o tempo escola e o tempo comunidade. O tempo escola é o espaço onde são trabalhados os diferentes saberes dos componentes curriculares. Neste período, além das atividades regulares de sala de aula, os professores utilizam esse espaço para definição e planejamento coletivo das atividades a serem desenvolvidas no tempo comunidade. Já o tempo comunidade corresponde a um período no qual os alunos desenvolvem, em suas comunidades, as atividades complementares de sua formação, colocando em prática o aprendizado adquirido em sala de aula e fixando o conhecimento, que gradativamente modificará a realidade do entorno.

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Assunto(s): ifma , Pronera , seleção
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