Página Inicial > Notícias > Diretor do Campus se reúne com prefeita de São João do Sóter

Diretor do Campus se reúne com prefeita de São João do Sóter

Reunião teve como objetivo firmar parceria para a oferta de cursos no município.
  • publicado 10/02/2020 20h01
  • última modificação 10/02/2020 20h01

Agenda teve como foco tratativas para oferta de cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada.

Na sexta-feira (07), o Diretor-geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, professor João da Paixão Soares, esteve reunido com a prefeita do município de São João do Sóter, Joserlene Silva Bezerra de Araújo. A reunião aconteceu no gabinete da prefeitura e teve como objetivo firmar parceria para a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio a distância, cursos de formação inicial e continuada e de qualificação profissional.

“A finalidade do IFMA na Região dos Cocais é ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local e regional”, frisou João da Paixão. “Para tanto, parceiros como a Prefeitura de São João do Sóter são essenciais. Nossa parceira é visando à continuidade da cooperação mútua em benefício da comunidade sotoense”, ponderou o gestor.

João da Paixão enfatizou as importantes parcerias desenvolvidas entre o IFMA e a Prefeitura Municipal. “São ações que envolvem as áreas histórica e turística, da formação de professores e qualificação de jovens”, afirmou.

Na oportunidade, a prefeita Joserlene Bezerra de Araújo destacou projetos idealizados pela atual gestão da Prefeitura e que, se realizados em parceria com o Campus Caxias, poderão possibilitar uma atuação expressiva da Instituição nos contextos educacional, social e econômico do município. “Com essa parceria, mulheres, idosos, crianças, professores e nossos jovens serão beneficiados de forma direta e mais imediata”, frisou a prefeita, que availou a reunião como positiva. “De modo geral, o resultado será extremamente positivo para toda a população que colherá os frutos dessa parceria através da geração de trabalho, emprego e renda, e na melhoria na qualidade de vida e nos índices educacionais”, frisou. “Neste momento, então agradeço ao IFMA pela parceria. A Prefeitura Municipal fará sua parte para que tenhamos êxito ao final”, disse Joserlene Bezerra de Araújo.

Da esq. à dir: Eduardo José Rocha Paula, Secretário de Ind., Com. e Turismo; Gilvana Rocha, assessora; Joserlene Silva Bezerra, Prefeita de São João do Sóter; João da Paixão, Diretor-geral do Campus Caxias; e Luís Morais, coordenador do Pronatec no Campus Caxias.

A reunião contou com a presença de Luís Morais, coordenador local do Pronatec no Campus; Eduardo José Rocha Paula, secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município; e Gilvana Rocha, assessora da secretaria. “Sou ex-aluno da Instituição e sei da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvida pelo IFMA, assim como sei de sua capacidade formativa”, afirmou Eduardo José Rocha Paula. “Sempre buscamos o Campus Caxias no sentido de qualificar  e ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores e trabalhadoras sotenses”, concluiu.

Sobre o município

O município foi criado através da Lei Estadual Nº 6.157, de 10 de novembro de 1994, a partir do desmembramento de Caxias. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, São João do Sóter possui 17.104 habitantes e 1.438,1 km² de área.