Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus suspende aulas e orienta sobre atendimento
Início do conteúdo da página Notícias

Campus suspende aulas e orienta sobre atendimento

Medidas visam dar segurança e tranquilidade à comunidade acadêmica e a todas as pessoas que circulam diariamente pela unidade de ensino.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 17/03/2020 23h21
  • última modificação 20/03/2020 17h08

Após emissão da Portaria nº 1.202/2020, que estabelece aos campi e reitoria procedimentos e rotinas das atividades acadêmicas, administrativas, de atendimento ao público e de prevenção diante do cenário de emergência de saúde pública em decorrência do avanço do Coronavírus (COVID-19), a Direção Geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias e o Comitê Local definiram estratégias de prevenção ao avanço do Coronavírus. Segundo a direção, o objetivo é resguardar a comunidade acadêmica e preservar a saúde da comunidade como um todo, diante da expansão no número de casos de infecção pelo vírus.

Vale destacar que as orientações seguem alinhadas com as determinações do Comitê de Crise para o Enfrentamento ao Coronavírus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), e podem ser revistas e atualizadas a qualquer momento. Dessa forma, recomendamos que servidores, estudantes, mães, pais e demais interessados acompanhem as publicações no site do IFMA e na página do Comitê.

Ensino, pesquisa e extensão

Seguindo determinação da Comitê de Crise do IFMA, as aulas presenciais seguem suspensas por prazo indeterminado, inclusive os encontros presenciais dos cursos a distância das licenciaturas em Formação Pedagógica e Pedagogia, ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As atividades presenciais de pesquisa e extensão estão suspensas por tempo indeterminado, devendo permanecer as que podem ser realizadas em regime de trabalho remoto, a exemplo de apresentação de projetos e relatórios, descritos em plano de trabalho.

Atendimento ao público

Não haverá atendimento presencial à comunidade acadêmica e ao público externo no Campus Caxias. Os setores do Campus funcionarão em regime de trabalho remoto, salvo os que possam sofrer prejuízos irreparáveis com a ausência prolongada dos servidores na unidade de ensino.

O atendimento aos estudantes, pais, mães e servidores, assim como ao público externo, será feito através de e-mail e/ou telefone, inclusive através de aplicativos de mensagens. O interessado em atendimento deve direcionar mensagem ao setor de demanda, conforme contato disponibilizado no site do Campus:

Clique aqui e consulte todos os contatos de e-mails e WhatsApp do Campus Caxias.

Foram mantidas apenas, para preservação do patrimônio público, os serviços de vigilância, limpeza e de cuidados aos animais.

No período de suspensão de atendimento, o público pode acompanhar as atividades realizadas pelos setores através do Boletim de Serviço, que será publicado semanalmente no site Campus Caxias.

Biblioteca

A Biblioteca Professor Queirois suspendeu o prazo, por tempo indeterminado, para devolução de qualquer livro. Além disso, o usuário não precisa renovar o livro e não pega multa. O atendimento ao público será feito exclusivamente através do e-mail: biblioteca.caxias@ifma.edu.br.

Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE)

A CAE é o setor responsável por desenvolver os Programas Universais de Assistência à Saúde do estudante, de acompanhamento psicológico e de apoio à participação estudantil em eventos. Ela também executa os Programas Específicos da Assistência Primária, como o de auxílio alimentação, moradia e transporte. Nesse período, a coordenadoria elaborará campanhas de sensibilização aos estudantes, servidores e comunidade em geral, que serão divulgadas por todos os meios de comunicação disponíveis, inclusive através do site do Campus Caxias (caxias.ifma.edu.br), e-mail e redes sociais.

A CAE disponibiliza o e-mail <cae.caxias@ifma.edu.br> para atendimento. Para conferir os demais contatos do setor, clique aqui.

Processos seletivos

Os processos seletivos seguem normalmente com suas etapas previstas em cronograma, exceto as presenciais dos seguintes seletivos, que estão suspensas por prazo indeterminado:

Informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas através do e-mail: seletivo.caxias@ifma.edu.br.

Atestados Médicos

Os atestados de afastamento gerados por motivo de saúde, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), deverão ser enviados no formato digital para o e-mail: siass.caxias@ifma.edu.br, no prazo de até cinco dias contados da data da sua emissão, resguardado o direito ao sigilo das informações pessoais.

IFMA contra o Coronavírus

O Campus Caxias esclarece que a adoção de tais medidas objetiva dar segurança e tranquilidade à comunidade acadêmica e a todas as pessoas que diariamente circulam pela unidade de ensino.

O IFMA disponibiliza página com orientações sobre como proceder nos Campi e também toda base legal já publicada pelo Ministério da Educação, Ministério da Economia e pelos Comitês Central de Crise do IFMA e Locais. Servidores e estudantes podem encaminhar suas dúvidas e sugestões ao e-mail contraocoronavirus@ifma.edu.br. Acesse a página aqui.

Confira abaixo algumas recomendações:

  • Lavar sempre as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool 70%;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca, bem como cumprimentar sem beijos e abraços;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.
  • Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços após o uso;
  • Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados;
  • Manter a atenção para indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Orientar procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;
  • Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso (s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

registrado em:
Assunto(s): Campus Caxias , comunicado , ifma
Fim do conteúdo da página