Página Inicial > Notícias > Conselho Diretor realiza reunião ordinária

Conselho Diretor realiza reunião ordinária

Colegiado debateu sobre Projeto Político-Pedagógico e alteração no Regimento Interno do Restaurante.
  • publicado 23/03/2020 16h44
  • última modificação 23/03/2020 16h44

O Conselho Diretor (Condir) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou a primeira reunião ordinária anual, no dia 13 de março. Em pauta, os informes do Conselho, o projeto político-pedagógico do campus e a retificação no regimento interno do restaurante.

A reunião foi presidida pelo diretor-geral, professor João da Paixão Soares, e contou com a participação de representantes da gestão da unidade de ensino, dos técnico-administrativos, dos professores, dos estudantes e de egressos (ex-alunos). No discurso de abertura, João da Paixão destacou a inauguração da biblioteca que aconteceu logo após a reunião do Condir. “A partir de hoje, a comunidade acadêmica e a região dos Cocais ganham uma nova biblioteca”, comemorou, destacando que a obra é fruto de uma emenda parlamentar do senador Roberto Rocha. “Ele tem dedicado atenção às demandas do IFMA, em especial ao nosso campus”, afirmou o diretor. “Ao fazer essa destinação, o senador investe no futuro de centenas de jovens e adultos que o IFMA Campus Caxias atende, garantindo, dessa forma, qualidade de vida para as futuras gerações”, argumentou Paixão. Além da biblioteca, a emenda de Roberto Rocha será destinada à construção de um anfiteatro. “Essas ações possibilitam a oferta de novos cursos e uma melhoria dos [cursos] já ofertados”, afirmou o presidente do Condir.

Projeto Político Pedagógico

A pedagoga Raquel de Carvalho Evangelista, a convite do diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Raimundo Filho, apresentou o Projeto Político-Pedagógico (PPP), bem como os trabalhos que já foram realizados pela comissão local designada pelo diretor-geral.

Raquel de Carvalho explicou que o documento oferece uma direção, um rumo, ao campus nas dimensões política e pedagógica, “Em sua dimensão política, firma um compromisso social de formação do cidadão de forma participativa. E no âmbito pedagógico, organiza e define as ações, processos e projetos educativos”, destacou a pedagoga.

Ela lembrou que, desde 2017, o campus atua na construção do seu projeto, reunindo as comunidades acadêmica e local para discutir e refletir sobre temas como educação inclusiva; gestão democrática; ensino, pesquisa e extensão; educação para os direitos humanos; e organização do trabalho pedagógico com a aplicação de questionários. “Ainda realizamos rodas de conversas nos espaços de diálogos para que todas as ideias e desejos expressos no projeto fossem resultado da participação de todos que fazem o IFMA Campus Caxias”, acrescentou.

“Portanto, o documento foi a oportunidade da tomada de decisões coletivas e de assumir responsabilidades e compromissos com todos os atores que compõem a comunidade institucional e que são indispensáveis ao ato de formação”, afirmou.

Na próxima etapa, conforme explicou Raquel de Carvalho, o PPP será disponibilizado no site do Campus Caxias para consulta pública. “Será o momento de expressar os anseios e desejos de forma democrática e participativa”, disse. E acrescentou: “a previsão é que em abril a minuta final seja levada novamente ao Condir para votação. Caso seja aprovado, o projeto será enviado ao Consup para aprovação final, quando servirá de suporte para o desenvolvimento de todas as atividades educativas no campus”, explicou a pedagoga.

Regimento Interno do Restaurante

A nutricionista Dalva Muniz conduziu a discussão sobre a alteração no regimento interno do restaurante. Conforme explica a nutricionista, o acesso ao restaurante ocorre por ordem de chegada dos usuários, constituída por fila única. “Entretanto, alguns usuários têm prioridades de atendimento amparados por leis específicas para este fim. No caso específico dessa discussão, uma pessoa obesa reclamou esse direito. Como os conselheiros não chegaram a consenso, decidiu-se fazer consulta a Procuradoria Jurídica”, explicou.

O restaurante do campus tem por finalidade fornecer alimentação nos padrões nutricionais que garantem a qualidade, higiene, equilíbrio e balanceamento dos alimentos. Além de considerar as demandas específicas relacionadas às culturas locais, o serviço atua prioritariamente como um dos instrumentos de política de permanência estudantil e colabora no desenvolvimento das pesquisas e programas relacionadas às áreas de alimentação e nutrição.

Acompanhe o Condir

Para realizar consulta e acompanhar as deliberações do Condir, acesse a página do Conselho Diretor. O Conselho também disponibiliza o e-mail condir.caxias@ifma.edu.br.