Página Inicial > Notícias > Campus promove encontro virtual com estudantes

Campus promove encontro virtual com estudantes

No encontro, servidores apresentaram orientações psicológicas e informações institucionais.
  • publicado 22/04/2020 15h54
  • última modificação 22/04/2020 15h54

Com o objetivo de acolher as demandas psicológicas e informar sobre ações institucionais, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu, no dia 08 de abril, uma webconferência, via Hangouts Meet, com os estudantes dos cursos técnicos e do ensino superior. A iniciativa ocorreu após a mudança na rotina dos estudantes em decorrência das medidas adotadas pelo Instituto para conter a disseminação do novo coronavírus, entre elas, a suspensão das aulas presenciais em todos os Campi. Além disso, por meio da Portaria nº 1.254/2020, o IFMA informou que não iria, naquele momento, usar ferramentas da tecnologia da informação e comunicação para substituição das aulas presenciais.

Na avaliação da psicóloga do campus, Vanessa Alves, o encontro alcançou seu objetivo ao promover o diálogo e reunir uma quantidade significativa de estudantes. Ela acrescenta que a iniciativa favorece a manutenção do elo entre o IFMA e a comunidade escolar, além de orientar sobre o cuidado em saúde mental no período de distanciamento físico. “Na reunião, também foi possível informar sobre as ações da assistência estudantil, às questões pedagógicas e o funcionamento institucional”, frisou. Além dos estudantes, Vanessa Alves desenvolve atividades com os servidores do campus. “São encontros semanais com o intuito de acolher as demandas psicológicas e fornecer estratégias de cuidado em saúde mental no período da quarentena”, ponderou. Para as pessoas da comunidade externa que precisam de atendimento e orientações na área de saúde mental, a psicóloga orienta a entrar em contato com o Centro de Atenção Psicossocial. “Além disso, a Associação Brasileira de Saúde Mental, a ABRASME, disponibilizou uma rede de contanto com profissionais da psicologia para aconselhamento psicológico on-line durante este período”, orientou.

Além dos estudantes, a iniciativa contou com a participação de chefes de setores do ensino, assistente de alunos, coordenadores de curso, assistente social e familiares dos estudantes. Para a aluna Heloísa Guimarães Coelho, do curso Ciência da Computação, o momento foi produtivo, ao possibilitar o esclarecimento de dúvidas relacionadas à suspensão das aulas. “Foi bom também matar um pouco da saudade dos profissionais da Instituição. A psicóloga passou muitas orientações importantes para nos ajudar a todos neste momento”, disse a aluna. A nova rotina de Heloisa inclui estudo de idiomas, realização de cursos pela internet, revisão de disciplinas e leitura de livros. “Este período tem sido muito singular, pois nunca passei tanto tempo em casa”, brincou a Heloísa Guimarães.

Já o aluno Neemias Boanerges Macêdo Aguiar, do curso de Agroindústria integrado ao Ensino Médio, reconheceu que, com a webconferência, o IFMA mantém-se próximo ao aluno e transmite atenção. “Nessa época tão confusa com a covid-19 e o isolamento social, a nossa psicóloga nos ajuda nos orientações e dicas de como conviver de forma harmônica com nossas famílias”, afirmou. Ao lembrar das aulas presenciais, Neemias Aguiar disse que sente falta da rotina diária. “Sinto falta todo dia dos meus professores, da minha coordenadora Lucíllia e de outras pessoas que faziam parte do meu ciclo social e que conviviam comigo no IFMA”, relembrou. Na nova rotina, ele destaca a organização e disponibilidade de tempo. “Com a disponibilidade de tempo, consigo estudar e me organizar em casa com uma maior tranquilidade”, disse. Ainda no bate-papo virtual, Neemias Aguiar apresentou uma sugestão à direção do Campus. “Se possível, minha sugestão seria para que esse acompanhamento on-line continuasse, mesmo após esse surto pandêmico”, destacou.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Raimundo Filho, os encontros devem continuar com frequência e as sugestões dos alunos serão levadas em consideração. “Os setores de assistência ao aluno seguem com os atendimentos aos estudantes, pais, mães e responsáveis de forma remota, por e-mail e telefone, por exemplo. Mas, este tipo de encontro é essencial para mantermos um elo e ouvir os alunos de forma coletiva. Por isso, nossa intenção é promovê-los com mais frequência”, afirmou o gestor, frisando que, ao final, os alunos responderam um questionário com sugestões para os próximos encontros.