Página Inicial > Notícias > Professores do Campus Caxias lançam livro digital gratuito

Professores do Campus Caxias lançam livro digital gratuito

A obra é fruto de trabalhos de pesquisa da primeira turma do curso de especialização em Educação e Ensino de Ciências do Campus Caxias.
  • publicado 22/04/2020 10h03
  • última modificação 22/04/2020 10h03

“Para além de posturas educativas e científicas cristalizadas pelas disputas de campos de conhecimentos e de formas de tratá-los no ensino, o que se vê nessa obra é a abertura ao novo, na medida em que as pesquisas relatadas trazem à reflexão experiências pedagógicas que congregam vivências interativas, pautadas nos princípios da interdisciplinaridade, da pesquisa e do trabalho coletivo.”

É assim que a professora Eliane Maria Pinto Pedrosa, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luis – Monte Castelo, inicia o prefácio e resume o livro “A construção do conhecimento na perspectiva interdisciplinar”, organizado pelos professores Cecília Regina Galdino Soares, Eliane de Sousa Almeida, Rodrigo Maciel Calvet e Waldirene Pereira Araújo, todos do Campus Caxias. A obra leva o selo da Editora IFMA e foi publicado com recursos provenientes do Programa de Apoio para Publicação de Livros e-books – Edital nº 19/2018 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI). A iniciativa da pró-reitoria teve como objetivo apoiar a publicação de originais e de livros no formato e-books, produzidos por servidores do IFMA, que desenvolvem pesquisas no âmbito da Instituição.

“O presente e-book constitui-se a terceira obra do IFMA Campus Caxias”, comemora a professora Waldirene Araújo. Em 2017, ela e os professores João da Paixão, Juciana Sampaio e Rodrigo Calvet lançaram o livro “A valorização da diversidade. Uma missão impossível?”, na Academia Caxiense de Letras. No ano passado, Waldirene Araújo juntamente com os professores Cecília Regina Soares, Paulo Henrique Rocha e Rodrigo Calvet publicaram o livro “Educação inclusiva: abordagens críticas e reflexivas”.

Neste novo livro, Waldirene Araújo frisa que as práticas investigativas da referida produção científica propõem a construção de conhecimentos pautados nos princípios da interdisciplinaridade. “Revelam uma fina e apurada percepção desse espaço particular, organizado de forma metódica, o que garante a validade e relevância das investigações, na obra, de muitas mãos organizada pelo professor Rodrigo Calvet e pelas professoras Cecília, Eliane e Waldirene”, ponderou.

Fruto de trabalhos de pesquisa da primeira turma do curso de especialização em Educação e Ensino de Ciências, ofertado pelo Campus Caxias, a obra reúne ainda pesquisas de professores do Campus e seus objetos de estudo. O livro está disponível para download gratuitamente na página da Biblioteca Professor Queirois. Na página é possível baixar também gratuitamente o livro ‘Educação inclusiva: abordagens críticas e reflexivas’.

“Ao disponibilizar o e-book, sobretudo neste momento de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, objetivamos propiciar o fortalecimento da formação de profissionais da educação, visando a compreensão e desenvolvimento da perspectiva humanística, através de processos dialógicos imprescindíveis à reflexão crítica na produção do conhecimento frente à complexidade do contexto educacional atual”, destacou Waldirene Araújo.

A obra

O livro está organizado em três seções que, segundo a Eliane Pedrosa, “fazem aglutinações teóricas e metodológicas acerca de temáticas que dialogam e se intercomplementam no exercício de explicar a realidade estudada”.

A primeira seção, “Metodologias Inovadoras na Prática Docente”, se volta a investigar experiências interdisciplinares que buscam dar um novo sentido ao exercício de ensinar e aprender, tendo o sujeito centralidade nesse processo. A segunda seção, “Ensino de Ciências e Ensino de Química”, avança com reflexões sobre experiências pedagógicas neste campo de prática e de estudo, considerando a visão dos diferentes sujeitos nele envolvidos. A terceira seção, “Educação Inclusiva”, congrega análises a respeito de práticas pedagógicas centradas na perspectiva da inclusão.

Ao recomendar a leitura do livro, Eliane Pedrosa, doutora em Educação em Ciências e Matemática, ressalta que cada artigo suscita impressões com intensidades e profundidades diferentes, e que o conjunto da produção traz a revelação profícua de que “algo de novo está brotando na nossa visão de mundo e na nossa forma de fazer educação e de pesquisar sobre ela”. E acrescenta. “Ao me debruçar cuidadosa e atentamente na diversidade das experiências vividas e relatadas por cada um desses autores, não tinha como não sair enriquecida e acrescida. Foi um exercício intenso que me autoriza a dizer como Paulo Freire, que as palavras em suas diferentes formas narrativas, escritas, orais, visuais, individuais, multimidiáticas, individuais e coletivas, adquirem um poder, não só de informar e comunicar, mas de formar consciente e autonomamente”, concluiu.

Baixe o livro gratuitamente aqui.