Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Professora dá dicas para organizar rotina de estudos
Início do conteúdo da página Notícias

Professora dá dicas para organizar rotina de estudos

Atividade será realizada por Laiane Ferreira em transmissão via Instagram nesta sexta-feira,1º de maio, às 15h
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 01/05/2020 10h47
  • última modificação 01/05/2020 10h47

A suspensão das aulas presenciais foi uma das medidas adotadas pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para tentar conter a disseminação do novo coronavírus, causador da covid-19. Nos Campi do Instituto, professores têm desenvolvidos iniciativas que contribuem para que os estudantes permaneçam em casa durante este período de pandemia e mantenham a rotina de estudos. Analisando esse cenário, Laiane Cunha Ferreira, aluna do curso de licenciatura em Pedagogia do Campus Caxias, realizará uma transmissão via internet nesta sexta-feira, 1º de maio, com orientações sobre como organizar a rotina de estudos em casa.

Laiane Ferreira é licenciada em Ciências Biológicas e especialista em Educação e Ensino de Ciências pelo Campus Caxias. Atualmente, ela é professora de Biologia no Centro de Ensino Alcides César Meneses, em Senador Alexandre Costa/MA. Laiane Ferreira explica que a iniciativa surgiu em conversa com seus alunos. “Eles são alunos do ensino médio da  rede estadual, e estavam relatando dificuldades para estudar nesse período de  isolamento social, em que estão em casa. Então, além de dá dicas e orientar de formas individual, decidi fazer essa live no Instagram para conversar com todos aos mesmo tempo, ouvi-los em grupo e, assim, estender as orientações para outros alunos”, frisou. A convite da Diretoria de Desenvolvimento Educacional, Laiane Ferreira estendeu a ação aos estudantes dos cursos técnicos e superiores do Campus Caxias. “Laiane foi uma aluna que soube aproveitar todas as oportunidades que o IFMA ofereceu. Ela sempre se destacou nas atividades promovidas pelo Campus. Após concluir a graduação, ela ingressou na pós-graduação e agora retorna retornou para cursar Pedagogia, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Então, essa trajetória permite que ela oriente sobre a rotina de estudos”, frisou Raimundo Filho, diretor de Desenvolvimento Educacional.

A transmissão será realizada ao vivo, a partir de 15h, através do perfil de Laiane Ferreira no Instagram (@laianeferreiranails).

5 dicas para estudar em casa

Para ajudar seus alunos a estudar no período de isolamento social, Laiane Ferreira conta que elaborou um roteiro com cinco estratégias de estudos. “Como professora, tenho recebido muitas mensagens de meus alunos sobre as dificuldades de estudar neste cenário. Diante disso, resolvi ajudá-los expondo algumas estratégias de estudo e que compartilho com todos”, destacou.

1 – Adote um horário e um local fixo para os estudos. É importante que o local escolhido em sua casa seja bem agradável e organizado;

2 – Elabore um cronograma de matérias. Recomendo estudar no máximo duas por dia dependendo da complexidade. Na jornada de estudos, é importante ter um intervalo para descanso;

3 – Assista as aulas em canais do YouTube recomendados por seus professores. Você também pode assistir conteúdo diversificado que auxiliem nesse momento de crise;

4 – Elabore resumos do conteúdo. Após, destaque os tópicos mais importantes e explique com suas próprias palavras;

5 – Resolva exercícios e faça simulados. Isso ajuda a reter as informações e é um método bastante eficaz para aprendizagem de conteúdos.

Serviço

O quê: Como organizar a rotina de estudos em casa

Quando: Sexta-feira, 1º de maio

Horário: Às 15 horas

Como: Através do Instagram @laianeferreiranails

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página