Página Inicial > Notícias > IFMA faz nova doação de protetores faciais

IFMA faz nova doação de protetores faciais

Ao todo, foram doados 150 protetores faciais. O material irá auxiliar os profissionais durante o atendimento à população.
  • publicado 15/05/2020 11h05
  • última modificação 15/05/2020 13h33

Professor Raimundo Filho participou da entrega.

O    Complexo Hospitalar Gentil Filho e o Hospital Infantil Doutor João Viana receberam, na terça-feira (12), doações de protetores faciais produzidos pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias. Os equipamentos irão auxiliar os servidores durante o atendimento à população neste período de pandemia provocada pelo novo coronavírus. Além disso, servirão como proteção extra em situações, sobretudo,  nas quais houver exposição a sangue e fluídos corporais que possam estar infectados, objetos ou outras superfícies ambientais contaminadas.

A entrega do material foi realizada pelo diretor de desenvolvimento educacional, professor Raimundo Filho, em ato que contou com as presenças do prefeito do município, Fábio Gentil, e da diretora do Complexo Hospital, Lívia Raquel Sena.

Na oportunidade, o gestor municipal frisou a importância da parceria com o IFMA para o enfrentamento ao novo coronavírus. “Nós acreditamos no potencial da instituição. Por isso, a prefeitura sempre apoiou suas iniciativas, que são pautadas na ciência e na tecnologia, sobretudo”, frisou. Ao destacar a trajetória de ações desenvolvidas em prol da sociedade caxiense pelas instituições, Fábio Gentil lembrou que a produção de protetores foi ampliada através de doação da Prefeitura Municipal de Caxias. “Recentemente, doamos trezentos metros de acetatos para que o Campus Caxias produzisse protetores faciais para os estabelecimentos de saúde de Caxias, desde nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de Pronto Atendimento (UPA), até o Hospital Regional do Estado”, disse.

Ao todo, foram entregues 150 protetores, também conhecidas como face shield, sendo 100 destinados ao Complexo Hospitalar Gentil Filho e 50 ao Hospital Infantil Doutor João Viana. A diretora do Complexo Hospital agradeceu a iniciativa que vai ajudar, segundo ela, o serviço de saúde em um momento tão delicado como o contexto atual de covid-19. “Quero agradecer ao IFMA pela doação, pois será de grande importância para a segurança de nossos funcionários no combate a esta pandemia”, afirmou Lívia Raquel Sena.

Além da Prefeitura Municipal de Caxias, a produção de protetores faciais, que ocorre âmbito do projeto estratégico Fábrica de Inovação, conta com o apoio da Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). “Em Caxias, esta ação teve início com os professores Luis Fernando Maia, do IFMA, e Luis Porto, da UEMA. No dia 28 de março a parceria se concretizou com a entrega do primeiro lote de protetores faciais à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De lá pra cá, parceiros importantes passaram a fazer parte da ação, dentre eles, a prefeitura, que apoia também, vale destacar, outras iniciativas do Campus”, ponderou Raimundo Filho.

Na próxima etapa, segundo o diretor, o IFMA atenderá estabelecimentos de saúde de municípios próximos a Caxias. “O IFMA já produziu mais de mil protetores faciais”, comemorou. “Nossa intenção, é atender todas as demandas de Caxias. Mas, vamos conseguir também atender aos municípios próximos, como Senador Alexandre Costa, Aldeias Altas, Codó, Matões, Timon, Governador Eugênio Barros, São João do Sóter, Coelho Neto e Coroatá”, concluiu.

.