Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica recebe vacina contra gripe

Comunidade acadêmica recebe vacina contra gripe

Ação, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias, faz parte da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 21/05/2020 09h19
  • última modificação 21/05/2020 09h21

Servidores e prestadores de serviço do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias participaram da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde. Setenta pessoas foram imunizadas por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Antenor Viana, que compareceram à unidade de ensino, na quinta-feira (14), para realizar a atividade.

Conforme explica a enfermeira Tarciana de Oliveira Alves, esta é a terceira e última fase da Campanha Nacional, que foi destinada aos professores e profissionais da educação das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade. “A definição das fases é feita pelo Ministério da Saúde, seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirmou Tarciana. “A definição também leva em conta estudos e observações do comportamento das infecções respiratórias”, esclarece a enfermeira. “Para realizar a atividade, nossa equipe adotou todo o cuidado, desde o deslocamento até a escolha do local no IFMA: o hall de entrada – aberto, arejado e que evita aglomeração”, ponderou.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. “Por isso, a vacinação é a forma mais eficaz e segura de prevenir contra a gripe, ressalta Andressa Soares, técnica em enfermagem da UBS. “Como o vírus sofre mudanças, é preciso essa vacinação todo ano, que protege contra os subtipos da gripe”, prosseguiu.

“Apesar do momento delicado que vivemos por causa da pandemia do novo coronavírus, não podemos esquecer que o vírus da gripe também tem suas complicações. Por isso, aproveitei a oportunidade para receber a vacina. E, como estamos trabalhando de forma remota, ainda aproveitei para matar um pouco a saudade do campus”, disse a auxiliar de biblioteca, Vanessa Bastos.

O diretor-geral do Campus Caxias, professor João da Paixão, frisa que a ação é realizada anualmente em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias e seus órgãos, como Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica. “Em 2011, quando ainda estávamos em sede provisória e com poucos servidores e alunos, a direção já tinha essa preocupação em oferecer a vacinação”, disse. “Este ano, devido ao momento de pandemia, tivemos que nos adequar em relação à escolha do local, disponibilização do material e forma de controle de acesso. As cadeiras ficaram a três metros de distância, todas as pessoas estão usando máscaras e realizamos a ação no hall de entrada”, ressaltou João da Paixão.

Assunto(s): Gripe , Pessoas , saúde , Vacinação