Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Alimentos e microrganismos em webconferência
Início do conteúdo da página Notícias

Alimentos e microrganismos em webconferência

Atividade tem como público-alvo estudantes e profissionais das ciências agrárias
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 25/05/2020 12h14
  • última modificação 25/05/2020 22h58

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias vai promover, na quarta-feira (27), o terceiro encontro de uma série de discussões envolvendo a área de atuação dos estudantes dos cursos técnicos de Agronegócio e Agropecuária e temas relacionados ao setor.

A atividade, organizada pela coordenação dos cursos, será realizada pela internet através da ferramenta Google Meet, às 15h. Podem participar os alunos do IFMA, estudantes e profissionais das ciências agrárias e demais interessados na temática, da comunidade externa.

Neste terceiro encontro, o foco serão as áreas de alimentos e microrganismos. Para realizar a atividade, o professor Muniz Neto, coordenador de ambos os cursos, convidou os professores Janmylla Gomes Ribeiro e Rodrigo Maciel Calvet. A atividade será mediada pelo médico veterinário Luiz Antônio Silva Figueiredo Filho, pesquisador e doutor em ciência animal.

Com experiência na área de microbiologia de alimentos, Rodrigo Calvet abordará sobre os tipos de microrganismos e a ação dos compostos químicos em sua estrutura. Segundo Calvet, os microrganismos são ubíquos, ou seja, estão em vários habitats do nosso planeta. “Devido a isso, eles se adequam fisiologicamente as mais diversas condições ambientais”, disse. “De acordo com essa adaptabilidade, sua evolução e os danos que vêm causando ao homem, aos animais e as plantas no decorrer dos séculos, os cientistas, através de vários estudos, desenvolveram medidas para combatê-los”, explicou. Dentre elas, cita o professor, estão as noções como os hábitos sanitários e de higiene pessoal e animal, e aplicação de substâncias químicas, biológicas e físicas que controlam sua proliferação.

Especialista em controle de qualidade em alimentos, a professor Janmylla Ribeiro irá tratar sobre a manipulação e a evolução relacionadas aos alimentos.  “A ideia é discutir sobre a legislação brasileira que regulamenta a produção segura de alimentos e o que muda durante e após a pandemia”, disse ela. “Em outra parte, focaremos nos gargalos legais para a produção segura de alimentos e como o país precisa melhorar a atenção sobre a temática”, frisou Janmylla Ribeiro.

 

Como participar?

Os estudantes e profissionais devem acessar a sala do Hangouts Meet às 15h da quarta-feira (27) utilizando o e-mail. O Google Meet está disponível para celulares com sistema operacional Android e para iPhone (iOS). Basta baixar o App a partir da loja de aplicativos do seu celular e clicar no link da reunião ou informar código da reunião em andamento. Para participar do encontro utilizando o notebook ou computador com sistema operacional Windows ou macOS, o interessado deve acessar sua conta de e-mail. Para saber como acessar a plataforma, a coordenação de curso disponibiliza tutorial.

Para acessar a sala do encontro, clique aqui.

 

 

 

Fim do conteúdo da página