Página Inicial > Notícias > Marcada segunda sessão on-line do Cine Araticum

Marcada segunda sessão on-line do Cine Araticum

Atividade será realizada na próxima segunda, 01 de junho, através do Google Meet.
  • publicado 28/05/2020 10h14
  • última modificação 28/05/2020 10h19

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, promoverá, na próxima segunda-feira (0), a segunda sessão on-line do “Cine Araticum”. O projeto, iniciado em 2015, tem como objetivo ampliar a discussão que os movimentos agroecológicos promovem por todo o Brasil, através da exibição de filmes, documentários e curtas-metragens. “A agroecologia é uma ciência que aborda, em sua essência, uma enorme quantidade de discussões. Por isso, nossa intenção com esta iniciativa do Neapo é levar mais informação aos servidores, estudantes, prestadores de serviço e comunidade externa”, frisa o coordenador do núcleo, professor Diogo Sardinha.

Com a suspensão das aulas e adoção do trabalho remoto, o Neapo passou a realizar as sessões do Cine Araticum através da internet em dois momentos. Inicialmente, a equipe divulga o filme, curta ou documentário que deverá ser assistido pelos integrantes do núcleo e demais interessados. No segundo momento, os participantes se reúnem através da plataforma Google Meet para discutir sobre temáticas abordadas no filme.

Para a sessão desta segunda-feira, a equipe do Neapo escolheu o vídeo “La tribu de los Taitas” (A tribo Taitas, em português), do canal Soy Tribu. “A fala do chileno Arturo Pie Grande nos convida para refletir sobre vários aspectos, dentre eles a importância do estudo e da ciência, de cuidar de nós mesmos, de olharmos para dentro”, frisa Antônia Ribeiro Gonçalves, professora de Espanhol e mediadora do evento.

Com duração de pouco mais de seis minutos, o curta está disponível no YouTube. Para assistir, clique aqui e  ative as legendas em português.

“Vamos começar o mês de junho em contato com a língua espanhola e a agroecologia. Então, na próxima segunda, faremos este bate-papo, que, antes de mais nada, nos faz pensar sobre nossas condutas e o que julgamos importante para vivermos em harmonia com as pessoas e com a natureza”,  destaca Antônia Ribeiro. “Como diz Arturo no vídeo ‘Pensar con el corazón y sentir con la cabeza”. Ou seja, você precisa pensar com o coração e sentir com a cabeça”, concluiu a mediadora.

Como participar?

Podem participar da discussão estudantes, servidores, pesquisadores, prestadores de serviço e pessoas da comunidade externa interessadas na temática. Não é necessário realizar inscrição. Os interessados devem acessar a sala do Google Meet às 15h da próxima segunda (01), utilizando o e-mail acadêmico, caso seja aluno do IFMA. O Google Meet está disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS. Basta baixar o App a partir da loja de aplicativos do seu celular e clicar no link da reunião ou informar código da reunião em andamento. Para participar do Cine Araticum utilizando o notebook ou computador, o interessado deve acessar sua conta de e-mail. Vale destacar que o link da sala para discussão está disponível no perfil do Neapo no Instagram (@neapocaxias)

Para acessar a sala do encontro, clique aqui.

Cine Araticum

O quê: Debate sobre o curta “La tribu de los Taitas

Quando: Às 15h do dia 01 de junho (segunda-feira)

Como: Via Google Meet (clique aqui para acessar a sala)