Página Inicial > Notícias > Professores lançam desafio “Campus Caxias em movimento”

Professores lançam desafio “Campus Caxias em movimento”

A iniciativa é dos professores Élcio Basílio e Vanessa Xavier, de Educação Física. Estudantes e servidores podem participar do desafio com a postagem de vídeo realizando algum tipo de exercício físico.
  • publicado 28/05/2020 16h00
  • última modificação 28/05/2020 16h13

Devido à pandemia causada pela Covid-19, servidores e estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias mudaram a rotina para se adaptar ao distanciamento social. Com mais tempo em casa, além dos cuidados de higiene, manter a imunidade alta é mais um fator para manter-se longe do novo coronavírus. Por isso, adotar uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios é tão importante. Visando contribuir para a manutenção dessa rotina, os professores Élcio Basílio e Vanessa Xavier, de Educação Física, lançaram o desafio “Campus Caxias em movimento”.

“A recomendação dos órgãos de saúde e do IFMA é clara: estudantes e servidores devem ficar em casa. Mas nem por isso devemos ficar parados”, pondera Vanessa Xavier. “A prática de exercício físico traz, em qualquer tempo e se realizada de forma correta, muitos benefícios. Agora que estamos em casa por mais tempo, praticar exercício físico libera hormônios que ajudam diminuir a ansiedade e o estresse, por exemplo. De forma geral, praticar exercício físico melhora a saúde, o humor, a autoestima, aumenta a disposição e combate o sedentarismo”, frisa a professora. “Por isso, para tornar esse momento em casa mais divertido e saudável, eu e Élcio resolvemos propor um desafio aos alunos e servidores do campus”, informou a Vanessa Xavier.

O desafio, explica Élcio Basílio, consiste em gravar um vídeo curto, entre 30 e 60 segundos, realizando algum tipo de exercício físico de forma segura. “O passo seguinte, é postar no Instagram e marcar o perfil do Campus Caxias e colocar, na legenda, as hashtags do desafio”, acrescenta. Élcio Basílio frisa que o vídeo pode ser gravado de forma individual ou coletiva. Ele orienta ainda usar o celular na horizontal e seguir as recomendações dos órgãos de saúde no processo de gravação. “Os estudantes e servidores devem gravar com segurança e seguindo a higiene necessária. Além disso, não podem esquecer do mais importante, que é usar a criatividade”, concluiu.

O vídeo mais criativo ganhará um mês de academia, avaliação nutricional e um kit com os seguintes itens: álcool em gel, máscara e par de luvas de musculação.

Como participar?

1º passo – Grave um vídeo, de 30 a 60 segundos, realizando algum tipo de exercício físico de forma segura e bem criativa.

2º passo –  Poste o vídeo, até o dia 15 de junho, no Instagram e marque o perfil do Campus Caxias (@ifmacampuscaxias). Na legenda, o servidor ou estudante deve usar as hashtags #ifmaativo e  #campuscaxiasemmovimento.

3º passo – Confira o resultado a partir do dia 19 de junho nas redes sociais do Campus.

Élcio Basílio e Vanessa Xavier gravaram um vídeo com as principais orientações.  Clique aqui para assistir.