Página Inicial > Notícias > Neapo promoverá live agroecológica nesta quinta (11)

Neapo promoverá live agroecológica nesta quinta (11)

Atividade será realizada através do Instagram.
  • Com informações do IFMA Campus Caxias
  • publicado 09/06/2020 14h08
  • última modificação 09/06/2020 14h08

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, promoverá, nesta quinta-feira (11), uma live agroecológica através da rede social Instagram. O objetivo da atividade é promover um debate sobre aplicabilidades do Neem Indiano, ou simplesmente Nim, uma planta natural da Ásia que atualmente é cultivada em diversos países, inclusive no Brasil, devido às suas diversas aplicabilidades nas áreas medicinal, indústria e agropecuária.

Neem indiano

Conforme explica Diogo Sardinha, coordenador do Neapo, devido às suas inúmeras possibilidades de uso, ela tem sido apontada como uma planta importante no controle biológico de insetos no Brasil. “No entanto, apesar dos usos medicinal, industrial como inseticida natural e ser benéfico dentro do manejo integrado de pragas agrícolas, a falta de conhecimento sobre o seu manuseio adequado pode contribuir para proporcionar efeitos maléficos, podendo ser responsável pela perda da biodiversidade de importantes polinizadores, como é o caso das abelhas”, pondera.

A intenção de promover a discussão, segundo o coordenador do núcleo, partiu da ideia de que esses agentes apresentam grande importância ecológica e contribuem para a produção de alimento para a sociedade. “Porém, surge o seguinte questionamento: será que essa temática tem gerado interesse?”, questiona.

Neem indiano.

Na tentativa de responder essa pergunta, a equipe do Neapo convidou o professor Daniel Silas Veras e a pesquisadora Kellyane Cesar. Daniel Veras é mestre em Biodiversidade, líder do Laboratório de Ecologia de Comunidade (LaECO), e, atualmente, pesquisa os efeitos dos diferentes usos do solo sobre a biodiversidade, com ênfase nos insetos aquáticos. Ex-aluna de Ciências Biológicas, Kellyane Cesar é mestranda em Biodiversidade, Ambiente e Saúde pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e trabalha com micologia clínica, desenvolvendo projetos com fungos infecciosos e potencial antifúngico de extratos vegetais. Ela possui experiência na área microbiológica e desenvolveu projetos na linha de microbiologia de alimentos, trabalhando com análises da microbiota do leite bovino e a sua resistência quanto ao uso de antimicrobianos.

Na oportunidade, Kellyane Cesar e Daniel Veras também irão compartilhar a publicação de um artigo sobre a temática na Revista Scientia Amazonia.

A atividade é aberta ao público e ocorrerá através do perfil do Neapo no Instagram (@neapocaxias), nesta quinta-feira (11), às 18h.  “Vamos comentar a respeito da produção científica realizada nos últimos vinte anos em relação a esse tema tão relevante. Por isso, sintam-se todos convidados”, concluiu Diogo Sardinha.

Live Agroecológica

Tema: Neem Indiano – O lado desconhecido dessa planta

Quando: Às 18h do dia 11 de junho (quinta-feira)

Como: Através do perfil do Neapo no Instagram (@neapocaxias)