Página Inicial > Notícias > Alunos recebem kits de alimentação do PNAE

Alunos recebem kits de alimentação do PNAE

Ação beneficiou 131 estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequente ao Ensino Médio e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
  • publicado 19/06/2020 13h39
  • última modificação 19/06/2020 13h39

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias concluiu, na última quinta-feira (11), a distribuição dos kits de alimentos com gêneros oriundos da Agricultura Familiar local adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A ação ocorreu baseada na Lei nº 13.987, que garante a alimentação de estudantes das redes públicas da educação e permanece vigente até o fim do período de suspensão das aulas em razão da pandemia de Coronavírus.

Equipe preparando os kits no Campus Caxias.

Por meio de Chamada Pública a unidade de ensino identificou estudantes para o recebimento do kit de gêneros alimentícios a fim de prover, promover e garantir o direito à alimentação, contribuindo com a segurança alimentar dos estudantes da educação básica, no período de suspensão das aulas, em virtude da pandemia provocada pela Covid-19. Coube ao Serviço de Nutrição, da Coordenadoria de Assuntos Estudantis, selecionar os estudantes e coordenar a distribuição dos kits. Ao todo, foram contemplados 131 estudantes dos cursos técnicos das formas integrada e subsequente ao Ensino Médio e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa quantidade beneficiou 108 de Caxias, 15 de Aldeias Altas e 08 da zona rural. Confira a relação de estudantes contemplados aqui.

Jesuslene de Sousa Mendes, mãe do aluno Thiago Mendes dos Santos.

Entre os dias 14 de maio e 11 de junho, o estudante, ou seu responsável, recebeu o kit em sua residência. “Acho muito interessante e aprovo as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo IFMA neste período de pandemia. Especificamente sobre os alimentos, chegou em boa hora. Percebo que são alimentos de qualidade”, conta Jesuslene de Sousa Mendes, mãe do aluno Thiago Mendes dos Santos, residentes no povoado Ouro Velho, Zona Rural de Caxias/MA.

O Serviço de Nutrição esclarece que a logística de entrega ficou condicionada à capacidade de entrega dos agricultores e que os alimentos consideram a sazonalidade. Ao final, foram distribuídos 236 kg de abóbora, 121 kg de acerola, 63 kg de alface, 2.700 unidades de banana, 172 kg de batata-doce, 140 kg de feijão verde, 56 kg de limão, 427 kg de macaxeira, 22 kg de quiabo e 67 kg de vinagreira.

O diretor-geral do Campus Caxias, professor João da Paixão, ressalta que a distribuição seguiu as regras definidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). “Esses alimentos serão úteis para os alunos e suas famílias e irão cobrir necessidades nutricionais durante certo período”, afirmou o gestor.