Página Inicial > Notícias > Nova edição do Campo em Prosa ocorre na quarta (24)

Nova edição do Campo em Prosa ocorre na quarta (24)

Com os temas “Uso de produtos apícolas na saúde animal” e  “Conversando sobre abelhas”, evento on-line do Campus Caxias tem como público-alvo estudantes e profissionais das Ciências Agrárias
  • Com informações do IFMA Campus Caxias
  • publicado 19/06/2020 14h45
  • última modificação 19/06/2020 14h45

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoverá na próxima quarta-feira (24) a quinta edição do Campo em Prosa, projeto idealizado pela coordenação dos cursos técnicos de Agronegócio e Agropecuária. O evento dá sequência a uma série de encontros pela internet que vem discutindo com estudantes, professores e demais profissionais sobre agricultura, pecuária, agroindústria, agronegócio e áreas afins. Transmissão ocorrerá pelo Google Meet, às 9h. Não é necessário realizar inscrição.

Nesta edição, o professor José Ribamar Muniz Campos Neto, coordenador de ambos os cursos, convidou a professora Andreia Freitas de Oliveira para tratar do “Uso de produtos apícolas na saúde animal” e a professora Maria Verônica Meira de Andrade para a apresentação “Conversando sobre abelhas”. A mediação da atividade será realizada pela professora Ana Roberta Lima de Miranda. Conforme explica Verônica Meira, as abelhas são animais de grande importância econômica, social e ambiental para o planeta. “Elas estão relacionadas com o processo de polinização da maioria das espécies vegetais presentes na Terra”, acrescenta. Ainda segundo a professora, considerando a cadeia produtiva desta atividade, o Brasil exporta a maioria da produção mel, o que representa mais 60% de todo mel produzido. “É uma cadeia produtiva formada por pequenos agricultores e agricultores ligados a agricultura familiar”, disse. Os produtos das abelhas, prossegue Meira, tem despertado o interesse do mercado externo, principalmente em relação a própolis verde e vermelha do Brasil, que vem sendo exportada principalmente para o Japão. “Os valores podem chegar a mais de 800 reais o quilo deste produto pago diretamente ao produtor”, afirma Verônica Meira.

Na segunda parte do Campo em Prosa, Andreia Freitas aborda o uso de produtos apícolas na saúde animal. Segundo ela, as propriedades terapêuticas dos produtos apícolas são conhecidas há pelo menos 5 mil anos. “E a cada dia, pelo mundo, surgem mais e mais relatos sobre as benfeitorias que os produtos da colmeia proporcionam à saúde”, afirma. Atualmente, explica Andreia Freitas, as virtudes dos produtos derivados de abelhas são preconizadas em especial por profissionais interessados ​​em medicina alternativa e complementar. “Esses profissionais descrevem a utilização de mel, pólen, própolis, cera, geleia real e apitoxina para fins medicinais como apiterapia e apiprofilaxia”, concluiu.

Como participar?

O Campo em Prosa será realizado através da ferramenta Google Meet, às 09h. O projeto tem foco nos estudantes dos cursos Agropecuária, Agronegócio e Zootecnia. Entretanto, estudantes e profissionais das Ciências Agrárias e pessoas da comunidade externa interessadas na temática também podem participar.

Não é necessário realizar inscrição. Basta acessar a sala do Google Meet às 9h da quarta-feira (24), utilizando o e-mail. A plataforma do Google está disponível para celulares com sistema operacional Android e para iPhone. Basta baixar o App a partir da loja de aplicativos do seu celular e clicar no link da reunião. Para participar do encontro utilizando o notebook ou computador com sistema operacional Windows ou macOS, o interessado deve acessar sua conta de e-mail. Para saber como acessar a plataforma, a coordenação de curso disponibiliza tutorial.

Para acessar a sala do Campo em Prosa, clique aqui.

Campo em Prosa

Tema: “Conversando sobre abelhas” e “Uso de produtos apícolas na saúde animal”

Quando: Às 09h do dia 24 de junho (quarta-feira)

Como: Via Google Meet (acesse aqui)