Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Nova edição do Campo em Prosa ocorre na quarta (24)
Início do conteúdo da página Notícias

Nova edição do Campo em Prosa ocorre na quarta (24)

Com os temas “Uso de produtos apícolas na saúde animal” e  “Conversando sobre abelhas”, evento on-line do Campus Caxias tem como público-alvo estudantes e profissionais das Ciências Agrárias
  • Com informações do IFMA Campus Caxias
  • publicado 19/06/2020 14h45
  • última modificação 19/06/2020 14h45

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoverá na próxima quarta-feira (24) a quinta edição do Campo em Prosa, projeto idealizado pela coordenação dos cursos técnicos de Agronegócio e Agropecuária. O evento dá sequência a uma série de encontros pela internet que vem discutindo com estudantes, professores e demais profissionais sobre agricultura, pecuária, agroindústria, agronegócio e áreas afins. Transmissão ocorrerá pelo Google Meet, às 9h. Não é necessário realizar inscrição.

Nesta edição, o professor José Ribamar Muniz Campos Neto, coordenador de ambos os cursos, convidou a professora Andreia Freitas de Oliveira para tratar do “Uso de produtos apícolas na saúde animal” e a professora Maria Verônica Meira de Andrade para a apresentação “Conversando sobre abelhas”. A mediação da atividade será realizada pela professora Ana Roberta Lima de Miranda. Conforme explica Verônica Meira, as abelhas são animais de grande importância econômica, social e ambiental para o planeta. “Elas estão relacionadas com o processo de polinização da maioria das espécies vegetais presentes na Terra”, acrescenta. Ainda segundo a professora, considerando a cadeia produtiva desta atividade, o Brasil exporta a maioria da produção mel, o que representa mais 60% de todo mel produzido. “É uma cadeia produtiva formada por pequenos agricultores e agricultores ligados a agricultura familiar”, disse. Os produtos das abelhas, prossegue Meira, tem despertado o interesse do mercado externo, principalmente em relação a própolis verde e vermelha do Brasil, que vem sendo exportada principalmente para o Japão. “Os valores podem chegar a mais de 800 reais o quilo deste produto pago diretamente ao produtor”, afirma Verônica Meira.

Na segunda parte do Campo em Prosa, Andreia Freitas aborda o uso de produtos apícolas na saúde animal. Segundo ela, as propriedades terapêuticas dos produtos apícolas são conhecidas há pelo menos 5 mil anos. “E a cada dia, pelo mundo, surgem mais e mais relatos sobre as benfeitorias que os produtos da colmeia proporcionam à saúde”, afirma. Atualmente, explica Andreia Freitas, as virtudes dos produtos derivados de abelhas são preconizadas em especial por profissionais interessados ​​em medicina alternativa e complementar. “Esses profissionais descrevem a utilização de mel, pólen, própolis, cera, geleia real e apitoxina para fins medicinais como apiterapia e apiprofilaxia”, concluiu.

Como participar?

O Campo em Prosa será realizado através da ferramenta Google Meet, às 09h. O projeto tem foco nos estudantes dos cursos Agropecuária, Agronegócio e Zootecnia. Entretanto, estudantes e profissionais das Ciências Agrárias e pessoas da comunidade externa interessadas na temática também podem participar.

Não é necessário realizar inscrição. Basta acessar a sala do Google Meet às 9h da quarta-feira (24), utilizando o e-mail. A plataforma do Google está disponível para celulares com sistema operacional Android e para iPhone. Basta baixar o App a partir da loja de aplicativos do seu celular e clicar no link da reunião. Para participar do encontro utilizando o notebook ou computador com sistema operacional Windows ou macOS, o interessado deve acessar sua conta de e-mail. Para saber como acessar a plataforma, a coordenação de curso disponibiliza tutorial.

Para acessar a sala do Campo em Prosa, clique aqui.

Campo em Prosa

Tema: “Conversando sobre abelhas” e “Uso de produtos apícolas na saúde animal”

Quando: Às 09h do dia 24 de junho (quarta-feira)

Como: Via Google Meet (acesse aqui)

Público-alvo: Estudantes e profissionais das Ciências Agrárias

registrado em:
Fim do conteúdo da página