Página Inicial > Notícias > Ex-aluno se destaca na criação de aplicativos

Ex-aluno se destaca na criação de aplicativos

André Lucas Oliveira dos Santos Piorsky, ex-aluno do curso de Informática, já desenvolveu, ao todo, onze aplicativos.
  • publicado 30/06/2020 14h35
  • última modificação 30/06/2020 14h54

André Priosky destaca como fundamental a sólida formação que teve no curso Técnico em Informática do Campus Caxias para desenvolver seus projetos

No dia 19 de dezembro de 2019, André Lucas Oliveira dos Santos Piorsky concluía o curso técnico em Informática na forma integrada ao Ensino no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias. No perfil profissional, o curso possibilita ao aluno, dentre outras opções, instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores e desenvolver e documentar aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados. Esses foram os principais objetivos que André Lucas Piorsky aprimorou durante os três anos de Ensino Médio e agora coloca em prática com uma visão empreendedora no segmento de aplicativos.

“No IFMA, tive uma formação bem sólida no eixo de comunicação e informação. Quando eu digo sólida, é importante frisar que inclui a formação técnica e de nível médio, com conhecimentos científicos e tecnológicos, mas também a formação em termos de valores éticos e a ter uma postura crítica, reflexiva e humana diante das situações”, ponderou André Lucas Piorsky.

A trajetória no IFMA

O portfólio de André Lucas Piorsky, ainda no IFMA, inclui a criação do IFCA Mobile, aplicativo que disponibiliza os serviços mais usados pelos estudantes, como horários, atividades, acesso aos sistemas Q-Acadêmico e Suap, além de atividades disponibilizadas pelos professores em formato PDF. Em 2018, sob orientação do professor Daniel Veras, ele desenvolveu um aplicativo para avaliar a qualidade ambiental dos riachos utilizando o Índice de Integridade de Habitat (IIH).

Piorsky também desenvolveu um servidor de armazenamento que permite ao usuário enviar e compartilhar arquivos pela internet utilizando o site chamado de “Dexter Frontend”, sem a necessidade de hardware.

No detalhe, André Priosky e o Professor Daniel Veras.

O professor Raimundo Filho, diretor de desenvolvimento educacional, conta que acompanhou a trajetória de André no IFMA, trajetória que, segundo ele, foi marcada pela participação e colaboração em projetos e ações institucionais. “Ele sempre se mostrou um aluno com conhecimento avançado na área de informática. Junto a DDE, ele apresentou soluções para as demandas que nós indicamos”, disse Raimundo Filho. No 17º Encontro Pedagógico da unidade de ensino, Raimundo Filho convidou André para apresentar uma plataforma móvel que permitia estabelecer um canal para divulgação de informações e serviços voltados para a sua turma. “Ele foi muito bem. Todos ficamos encantados com a forma como ele apresentou e o domínio de conhecimento mostrado”, avaliou o gestor.

“Ao longo de quase dez anos de IFMA em Caxias, posso afirmar que a Instituição se notabiliza pelos profissionais formados. Eles contribuem de forma significativa e, muitas vezes, decisiva para o progresso econômico, cultural, científico e social de Caxias e Região. O André é um exemplo desses profissionais e que nos enche de orgulho”, afirmou Raimundo Filho.

Novos projetos

Ao todo, o ex-aluno, agora técnico em Informática, já desenvolveu 11 aplicativos. A lista inclui os seguintes aplicativos: Pizzaria Texas, IIH Mobile, IFCA Mobile, IDBio Mobile, BarMoes, Rastrear câncer, Space Planets, Network Service, Queen Music e Comunica Projetos. “Alguns são privados, outros estão disponíveis para download. Em termos financeiros, já consigo retorno no investimento. Mas, o foco continua sendo fazer algo que gosto e para colocar os conhecimentos em prática”, disse André Piorsky.

O projeto mais recente de André Piorsky é o “Space Planets: O Universo”, um aplicativo  gratuito, interativo e que ocupa pouco espaço na memória do celular. Segundo André, o aplicativo surgiu como uma forma de aprendizado e também pelo interesse na área. “Ele (o aplicativo) acabou sendo o centro de atração para os amantes de astronomia. Apesar de ser bem trabalhoso, pretendo continuar com o Space Planets e deixá-lo ainda melhor”, afirmou.

O Space Planets foi desenvolvido em Dart, linguagem do Flutter criada pelo Google. “Esse é o primeiro nesse tipo linguagem”, disse. “O conteúdo do aplicativo se identifica com astronomia e áreas relacionadas, como física, química, biologia e história. Para divulgar o aplicativo, criamos uma página criada no Instagram,  que traz humor, pesquisa científica e anúncios a respeito do app”, frisa André.

Clique aqui para baixar o aplicativo. Conheça o perfil do “Space Planets: O Universo” no Instagram clicando aqui.

Para o futuro, André conta que pretende seguir na área e ingressar em curso superior. “É bom a gente poder seguir por uma área que se identifica. Eu tive essa oportunidade e pretendo seguir por este caminho. Quero continuar usando a tecnologia para desenvolver ferramentas para facilitar o dia a dia das pessoas”, concluiu.