Página Inicial > Notícias > IFMA e Prefeitura testam profissionais para covid-19

IFMA e Prefeitura testam profissionais para covid-19

Ação visa reduzir a disseminação do novo coronavírus no município.
  • publicado 09/07/2020 14h50
  • última modificação 09/07/2020 14h51

Aplicação de testes rápidos em servidores e prestadores de serviço do Campus Caxias ocorreu na sexta-feira, 03.07

Em mais uma ação com o objetivo de reduzir a disseminação do novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Caxias aplicou, na última sexta-feira (03), testes rápidos em servidores e prestadores de serviço do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias. A ação foi realizada por Thiago Henrique Gonçalves Moreira, coordenador de Saúde Bucal, e José Pereira, técnico e auxiliar em saúde bucal, ambos da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme explica Thiago Moreira, o exame rápido identifica os anticorpos do vírus no sangue, mesmo em pessoas assintomáticas, ou seja, que não desenvolveram sintomas da covid-19. “A partir do resultado, a Prefeitura tem um panorama de como está o nível de contaminação pelo novo coronavírus no município”, destacou. “Se der positivo, o profissional será orientado, imediatamente, a se afastar das atividades presenciais, a fazer o isolamento e será acompanhado pela equipe da área de saúde do município, que dará os demais encaminhamentos”, acrescentou.

O diretor-geral do Campus, professor João da Paixão, ressalta que, além de realizar a desinfecção do IFMA, a Prefeitura também atendeu à solicitação para realizar a testagem nos servidores e prestadores de serviço que estão desenvolvendo atividades presencialmente. “Nossos alunos, servidores e colaboradores, em sua maioria, são caxienses. Por isso, nossa preocupação e a do Prefeito Fábio Gentil em zelar pela saúde de todos que fazem parte da comunidade acadêmica”, frisou João da Paixão.

O gestor destaca que o Campus Caxias segue todas as recomendações e orientações das autoridades de saúde. “O IFMA não parou as atividades, somente passou a desenvolver algumas de forma remota, com os profissionais e estudantes em casa. Entretanto, quem segue atuando presencialmente estar tendo todo o suporte necessário”, concluiu.