Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Parceria do IFMA vai proteger e recuperar nascentes de rios
Início do conteúdo da página Notícias

Parceria do IFMA vai proteger e recuperar nascentes de rios

Atuação ocorrerá nos municípios de Caxias e Codó por meio acordo de cooperação técnica com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) .
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 09/07/2020 15h56
  • última modificação 09/07/2020 15h56

Arquivo Codevasf – Nascente do rio

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias celebrou acordo de cooperação técnica com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para implementar e executar projeto de preservação e recuperação de nascentes de rios nos municípios de Caxias e Codó, a partir do recebimento de kit’s ambientais.  A parceria irá permitir também, entre outros benefícios, a recuperação natural da vegetação das áreas de proteção ambiental a médio e longo prazo, além da obtenção de diagnósticos e indicação de outras intervenções técnicas necessárias que poderão ser objeto de futuras ações da Codevasf.

Professor João da Paixão assinando o acordo de cooperação técnica com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)

O diretor-geral do Campus Caxias, João da Paixão Soares, assinou o termo de cooperação técnica na superintendência regional da Codevasf no Maranhão, em São Luís, no dia 1º de julho. “Trata-se de garantir segurança hídrica à população mediante esforços contínuos de revitalização de bacias hidrográficas e de promoção do desenvolvimento regional sustentável. Por esse motivo, o trabalho de recuperação e de preservação de nascentes é fundamental para a manutenção desse elemento essencial à vida”, comenta João Francisco Jones Fortes Braga, superintendente regional da Codevasf no Maranhão.

O acordo prevê, entre outras obrigações da Codevasf, o intercâmbio de conhecimento, experiências e informações técnicas para elaboração e execução do projeto, além da doação à instituição parceira de um kit ambiental composto de diversos equipamentos. Como contrapartida, o IFMA se compromete em realizar o diagnóstico e a caracterização das nascentes, propondo intervenções técnicas para a preservação e/ou recuperação destas áreas. “O acordo prevê que o Campus Caxias irá atuar em vinte nascentes, sendo quatorze em Caxias e seis em Codó”, acrescenta João da Paixão.

Senador Roberto Rocha em visita ao Campus Caxias

Conforme explica o diretor-geral do Campus Caxias, a demanda é fruto de articulação com o senador Roberto Rocha (PSDB/MA).  “Em maio de 2019, recebemos o senador Roberto Rocha no Campus Caxias para uma discussão sobre o cenário da educação no Brasil. Na oportunidade, ele visitou a construção da nova biblioteca, que também é fruto de emenda parlamentar do senador”, destacou o diretor. “Após visitar a obra, nos reunimos com o senador Roberto Rocha e apresentamos as demandas do Campus Caxias. A primeira foi este projeto aprovado junto à Codevasf. Entusiasmado com o projeto, de imediato, o senador se comprometeu, justificando que a ação beneficiaria a região”, frisou.

O senador Roberto Rocha observa andamento da construção da nova biblioteca do Campus Caxias

“De fato o senador se empenhou para que o projeto se concretizasse – e mais uma vez beneficia o IFMA, Caxias e a Região. Agora, o empenho será da equipe do Campus para apresentar os resultados. Então, fica nosso agradecimento ao senador Roberto Rocha e todos da Codevasf”, concluiu João da Paixão.

Arquivo Codevasf – Nascente do rio.

Fim do conteúdo da página