Página Inicial > Notícias > Neapo encerra ciclo de bate-papos agroecológicos nesta segunda (13)

Neapo encerra ciclo de bate-papos agroecológicos nesta segunda (13)

Evento será transmitido pelo canal do núcleo no YouTube
  • publicado 10/07/2020 18h50
  • última modificação 10/07/2020 18h50

Na próxima segunda-feira (13), o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (Neapo), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, encerra o ciclo de bate-papos agroecológicos do primeiro semestre de 2020. Desde abril, e com periodicidade quinzenal, o Núcleo realiza debates com temáticas relevantes para o meio acadêmico e para a sociedade. Por conta da pandemia, os encontros são realizados pelas plataformas Google Meet e, mais recentemente, no YouTube. Através dessas atividades, o Neapo visa promover, dentre outros aspectos, a qualidade de vida, a sustentabilidade, a valorização do trabalhador rural e a preservação do meio ambiente.

A temática escolhida para o encerramento foi “Interfaces entre agroecologia, segurança alimentar e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”. Para discutir sobre essa temática, o Núcleo convidou Janmylla Gomes Ribeiro, professora do Campus Caxias, e Cidvânia Andrade de Oliveira, coordenadora do programa institucional Mulher e Agroecologia da Associação Agroecológica Tijupá.

Considerando o contexto de pandemia que estamos vivenciando, Janmylla Ribeiro considera que a temática escolhida tem relação direta com as necessidades atuais. “Diante do cenário conturbado envolvendo a pandemia é importante saber até onde isso afeta a obtenção de alimentos seguros e qual o papel da agroecologia como alternativa”, acrescenta.

Em sua participação, Janmylla Ribeiro abordará a diferença entre os conceitos de segurança alimentar e segurança de alimentos e como podemos obtê-los de forma segura. Na segunda parte do bate-papo, Cidvânia Andrade de Oliveira abordará sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) a partir da experiência do PNAE no âmbito da pesquisa-ação intitulada  “Comida de Verdade nas escolas do campo e da cidade”, uma iniciativa da Articulação Nacional de Agroecologia que no Maranhão está sendo realizada pela Associação Agroecológica Tijupá em parceria com o município de Morros.

Os interessados na temática podem acompanhar o evento pelo canal do Neapo no YouTube nesta segunda-feira (13) a partir de 15h.  Para conhecer o canal do Neapo no YouTube, clique aqui. Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre agroecologia e produção orgânica.

Bate-papo agroecológico

Tema: Interfaces entre agroecologia, segurança alimentar e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Quando: Às 15h do dia 13 de julho (segunda-feira)

Como: Através do canal do Neapo no YouTube