Campus Caxias promove reunião virtual com servidores
Na quinta-feira (16), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu a última reunião virtual do semestre com professores e técnico-administrativos. Conduzida pelos diretores João da Paixão (geral) e Raimundo Filho (desenvolvimento educacional), a atividade, desenvolvida na plataforma Google Meet, teve como pauta a realização das atividades de ensino não presenciais e a programação da primeira Jornada Formativa.
No primeiro momento, João da Paixão destacou a realização das diversas atividades desenvolvidas pelos servidores e prestadores de serviços. “Em nenhum momento, o IFMA parou as atividades administrativas e de ensino; somente passou a desenvolvê-las de forma remota, com os profissionais e estudantes em casa. Entretanto, é importante ressaltar, há muitos servidores que seguem atuando presencialmente, já que suas ausências podem trazer prejuízos irreparáveis ao serviço público. Obviamente, eles atuam com todo o suporte necessário”, ponderou. O gestor destacou que pais, mães, responsáveis e demais interessados podem acompanhar as atividades desenvolvidas através do Boletim Informativo de Atividades Remotas, que tem a periodicidade de publicação mensal e como fundamento os princípios da publicidade e transparência. Clique aqui para acessar o Boletim.
“Através dos canais de comunicação, vocês também têm acompanhado as diversas ações que o Campus Caxias tem desenvolvido. Isso tudo só foi possível porque temos servidores que estão atuando de forma empenhada e comprometida, ainda que remotamente”, frisou João da Paixão.
O diretor de administração e planejamento, Guilherme Andrade, justificou a ausência à reunião e enviou vídeo com detalhamento sobre o orçamento da instituição. “Apesar do momento, temos desenvolvido muitas ações relevantes, que estão beneficiando e beneficiarão, principalmente, toda comunidade acadêmica. Como exemplo, destaco a execução de programas da assistência estudantil e a reforma do Campus Caxias”, disse.
Em sua participação, Raimundo Filho destacou as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na unidade de ensino, pontuando que, em agosto, o Campus realizará atividades não presenciais. “Uma educação que se reinventa. É assim que o IFMA tem conduzido suas atividades: com iniciativas inovadoras e inclusivas, adaptando-se à nova realidade. Por isso, a partir de agosto, o Campus Caxias realizará atividades pedagógicas não presenciais nos cursos técnicos de nível médio e graduação, com o objetivo de reorganizar e executar o Calendário Acadêmico, em razão do cenário de distanciamento social e suspensão das aulas por causa da pandemia de Covid-19”, afirmou o diretor de desenvolvimento educacional.
Além dos cursos da Trilha Formativa – que têm o foco na aprendizagem em ferramentas digitais para planejamento, produção e avaliação de atividades de ensino de forma não presencial –, Raimundo Filho anunciou a realização da primeira Jornada Formativa para o Ensino e Aprendizagem Remota, que será realizada entre os dias 03 e 06 de agosto. Segundo o diretor, a jornada visa promover reflexões e apresentar orientações práticas sobre os desafios dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no exercício profissional em tempos de pandemia. “Vamos abordar aspectos que envolvem a compreensão e importância da formação digital e organização do trabalho pedagógico para desenvolvimento da atividade docente de forma não presencial”, acrescentou.
Raimundo Filho informou ainda que os estudantes participarão, no período de 10 a 12 de agosto, de ações de ambientação em atividades não presenciais. “A ideia é que os professores e alunos estejam preparados para participar de atividades pedagógicas não presenciais. Para isso, nós vamos orientar sobre como usar o Google Meet, a navegar pelo Google Classroom e como gerenciar o tempo”, concluiu.
Sobre as atividades não presenciais
De acordo com a Portaria nº 2.618, de 12 de junho de 2020, as atividades pedagógicas não presenciais correspondem às atividades realizadas pelos estudantes, desenvolvidas e acompanhadas pelos docentes, mediadas ou não por tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse sentido, não se confundem com a educação a distância ou com a oferta de carga horária na modalidade EAD em cursos presenciais. Cabe aos campi definir os componentes curriculares e conteúdos a serem trabalhados por meio dessas atividades, considerando as especificidades desses componentes e também a habilidade dos docentes com o uso de ferramentas digitais e computacionais.
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