Página Inicial > Notícias > Campus Caxias promove reunião virtual com servidores

Campus Caxias promove reunião virtual com servidores

Reunião ocorreu na quinta-feira (16) e discutiu a realização das atividades de ensino não presenciais e a programação da primeira Jornada Formativa.
  • publicado 17/07/2020 12h08
  • última modificação 17/07/2020 12h08

Na quinta-feira (16), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias promoveu a última reunião virtual do semestre com professores e técnico-administrativos. Conduzida pelos diretores João da Paixão (geral) e Raimundo Filho (desenvolvimento educacional), a atividade, desenvolvida na plataforma Google Meet, teve como pauta a realização das atividades de ensino não presenciais e a programação da primeira Jornada Formativa.

Diretor-geral do Campus Caxias, professor João da Paixão.

No primeiro momento, João da Paixão destacou a realização das diversas atividades desenvolvidas pelos servidores e prestadores de serviços. “Em nenhum momento, o IFMA parou as atividades administrativas e de ensino; somente passou a desenvolvê-las de forma remota, com os profissionais e estudantes em casa. Entretanto, é importante ressaltar, há muitos servidores que seguem atuando presencialmente, já que suas ausências podem trazer prejuízos irreparáveis ao serviço público. Obviamente, eles atuam com todo o suporte necessário”, ponderou. O gestor destacou que pais, mães, responsáveis e demais interessados podem acompanhar as atividades desenvolvidas através do Boletim Informativo de Atividades Remotas, que tem a periodicidade de publicação mensal e como fundamento os princípios da publicidade e transparência. Clique aqui para acessar o Boletim.

“Através dos canais de comunicação, vocês também têm acompanhado as diversas ações que o Campus Caxias tem desenvolvido. Isso tudo só foi possível porque temos servidores que estão atuando de forma empenhada e comprometida, ainda que remotamente”, frisou João da Paixão.

O diretor de administração e planejamento, Guilherme Andrade, justificou a ausência à reunião e enviou vídeo com detalhamento sobre o orçamento da instituição. “Apesar do momento, temos desenvolvido muitas ações relevantes, que estão beneficiando e beneficiarão, principalmente, toda comunidade acadêmica. Como exemplo, destaco a execução de programas da assistência estudantil e a reforma do Campus Caxias”, disse.

Em sua participação, Raimundo Filho destacou as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na unidade de ensino, pontuando que, em agosto, o Campus realizará atividades não presenciais. “Uma educação que se reinventa. É assim que o IFMA tem conduzido suas atividades: com iniciativas inovadoras e inclusivas, adaptando-se à nova realidade. Por isso, a partir de agosto, o Campus Caxias realizará atividades pedagógicas não presenciais nos cursos técnicos de nível médio e graduação, com o objetivo de reorganizar e executar o Calendário Acadêmico, em razão do cenário de distanciamento social e suspensão das aulas por causa da pandemia de Covid-19”, afirmou o diretor de desenvolvimento educacional.

Além dos cursos da Trilha Formativa – que têm o foco na aprendizagem em ferramentas digitais para planejamento, produção e avaliação de atividades de ensino de forma não presencial –, Raimundo Filho anunciou a realização da primeira Jornada Formativa para o Ensino e Aprendizagem Remota, que será realizada entre os dias 03 e 06 de agosto. Segundo o diretor, a jornada visa promover reflexões e apresentar orientações práticas sobre os desafios dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no exercício profissional em tempos de pandemia. “Vamos abordar aspectos que envolvem a compreensão e importância da formação digital e organização do trabalho pedagógico para desenvolvimento da atividade docente de forma não presencial”, acrescentou.

Raimundo Filho, diretor de desenvolvimento educacional do Campus Caxias.

Raimundo Filho informou ainda que os estudantes participarão, no período de 10 a 12 de agosto, de ações de ambientação em atividades não presenciais. “A ideia é que os professores e alunos estejam preparados para participar de atividades pedagógicas não presenciais. Para isso, nós vamos orientar sobre como usar o Google Meet, a navegar pelo Google Classroom e como gerenciar o tempo”, concluiu.

Sobre as atividades não presenciais

De acordo com a Portaria nº 2.618, de 12 de junho de 2020, as atividades pedagógicas não presenciais correspondem às atividades realizadas pelos estudantes, desenvolvidas e acompanhadas pelos docentes, mediadas ou não por tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse sentido, não se confundem com a educação a distância ou com a oferta de carga horária na modalidade EAD em cursos presenciais. Cabe aos campi definir os componentes curriculares e conteúdos a serem trabalhados por meio dessas atividades, considerando as especificidades desses componentes e também a habilidade dos docentes com o uso de ferramentas digitais e computacionais.