Página Inicial > Notícias > Ambientes do campus passam por reformas e manutenções

Ambientes do campus passam por reformas e manutenções

Reformas e manutenções já contemplaram salas de aula, laboratórios, guarita de vigilância/segurança, banheiros, iluminação e rampas de acesso.
  • publicado 23/07/2020 20h48
  • última modificação 23/07/2020 20h48

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está executando reformas e manutenções em áreas acadêmicas e administrativas. Iniciadas em dezembro do ano passado, com a suspensão das aulas presenciais, as atividades foram intensificadas a partir de em março, conforme explica o diretor de administração e planejamento, Guilherme Andrade. O gestor destaca a importância de continuar, mesmo em tempos de pandemia, o andamento das obras de reformas e manutenções. “O Campus Caxias não parou. Seguimos em funcionamento presencial somente com as atividades e os serviços essenciais, para garantir a continuidade e a preservação do serviço público”, ponderou. “Dentro do possível, estamos dando continuidade às atividades e, assim, mantendo o funcionamento da instituição. Por outro lado, seguimos na perspectiva de retornar por completo e com a devida segurança. Essas atividades, que estão sendo desenvolvidas agora, são essenciais para que a instituição continue ofertando uma educação de qualidade. Além disso, irão oferecer melhores condições de mobilidade e de trabalho após o retorno das atividades presenciais, já que  irão facilitar a rotina dos estudantes, servidores e visitantes”, frisa Guilherme Andrade.

Professores João da Paixão e Raimundo Filho, gestores do Campus Caxias, acompanham as reformas e manutenções

Atualmente, a empresa responsável pelos serviços encontra-se na área de desporto e lazer, que inclui ginásio poliesportivo, piscina, academia ao ar livre e vestiários. Mas, as reformas e manutenções já contemplaram todas as salas de aula, laboratórios do bloco Ciências Agrárias, guarita de vigilância/segurança, banheiros/vestiários, iluminação e rampa de acesso ao Restaurante. A próxima etapa contemplará a Fazenda Escola e os ambientes administrativos do bloco de Ensino.

O contrato com a empresa de manutenção deve ser executado por doze meses, podendo ser prorrogado igual período. Nesse período, ao todo, serão investidos mais de 500 mil reais. “Desse total, mais de cento e dez mil são de emenda parlamentar do deputado federal Rubens Pereira Júnior, atual Secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão de São Luís”, destacou o diretor-geral, João da Paixão. Em sua justificativa, Rubens Jr. diz que “destinou o recurso por entender que os cursos técnicos oferecidos pelos Institutos Federais têm sido responsáveis pela formação de milhares de jovens, inserindo os mesmos no mundo de trabalho cada vez mais competitivo”.

De acordo com João da Paixão, o Campus Caxias reavalia e planeja como será o processo de retomada de suas atividades laborais e acadêmicas em um ‘novo normal’, garantindo a segurança e a produtividade institucional. “Até lá, seguimos com as reformas e manutenções que são possíveis, apesar da limitação. Nossa intenção é receber alunos e servidores, após a pandemia, em ambientes ainda mais acolhedores, confortáveis e inclusivos, com as adequações e melhorias”, concluiu.