Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus lança manual de prevenção e controle da Covid-19 em escolas
Início do conteúdo da página Notícias

Campus lança manual de prevenção e controle da Covid-19 em escolas

Documento traz orientações para prevenir, identificar e controlar a Covid-19 em ambientes escolares.

  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 23/07/2020 10h51
  • última modificação 23/07/2020 10h51

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias divulgou manual com procedimentos de prevenção e controle da Covid-19. Elaborado pelos servidores Dalva Muniz Pereira (nutricionista), Doralice Limeira da Silva (enfermeira) e José Hermínio Rocha Magalhães Santos (médico), o documento fornece orientações claras e práticas para operações de segurança, por meio da prevenção, da identificação precoce e do controle da Covid-19 em escolas e outros ambientes escolares. “Manter tais espaços em funcionamento com segurança ou reabri-los depois de um período de fechamento requer muitas considerações e, se feito corretamente, os procedimentos podem promover a saúde pública”, ponderam os autores.

Apesar da divulgação do documento, ainda não há uma data prevista para a volta às aulas presenciais no Campus Caxias – essas atividades estão suspensas desde março. Por outro lado, o Campus reavalia e planeja como será o processo de retomada de suas atividades laborais e acadêmicas em um “novo normal”, garantindo a segurança e a produtividade institucional. “Sempre frisando que a proteção aos estudantes, servidores e todos os demais membros da comunidade acadêmica no espaço escolar e externo é considerada importante. Portanto, precauções são necessárias para prevenir uma potencial propagação do novo coronavírus. No contexto, nos preparamos para continuar sendo uma instituição receptiva, respeitosa, inclusiva e que apoia a todos”, afirmou o diretor-geral, professor João da Paixão, ao comentar sobre a disponibilização do documento.

O Campus Caxias mantém em funcionamento presencial somente as atividades e os serviços essenciais para garantir a continuidade e a preservação do serviço público. Dadas as peculiaridades, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) já implementou, de forma inicial, as orientações do manual.  “Iniciamos por este setor e em forma de teste, digamos assim. Além disso, o manual pode sofrer alterações a partir de descobertas científicas e recomendações dos órgãos. Por isso, vamos implementar de forma progressiva”, pondera João da Paixão.

Clique aqui para baixar o manual “Procedimentos de prevenção e controle da Covid-19 no IFMA Campus Caxias: medidas e orientações”.

É importante destacar que na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico, que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle, haverá divulgação, em tempo hábil, por meio dos canais oficiais de comunicação. Portanto, os conteúdos do manual são passíveis de atualizações conforme protocolos das Organizações Nacionais e Internacionais de Saúde.

 

Fim do conteúdo da página