Página Inicial > Notícias > Aproveitamento integral de vegetais é tema de palestra virtual

Aproveitamento integral de vegetais é tema de palestra virtual

A atividade tem como público-alvo estudantes do Campus Caxias e será realizada através do Google Meet, nesta sexta-feira (21), às 16h.
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus. Fotos: arquivo. Artes: Ian Soares Nascimento,
  • publicado 20/08/2020 19h36
  • última modificação 20/08/2020 19h39

Você sabia que todos os dias milhares de vegetais, frutas e legumes vão parar no lixo e uma das causas é o fato de não sabermos aproveitá-los de forma integral? E tem mais. Você sabia que as cascas, talos, folhas e sementes desses alimentos contêm mais nutrientes que as respectivas polpas (partes nobres)? Se o tema chama a sua atenção e/ou se você tem curiosidade de entender mais sobre o assunto, participe da palestra virtual “Aproveitamento integral de vegetais: conscientização e preparações inovadoras”. Ela será realizada nesta sexta-feira (21), às 16h, através da plataforma Google Meet. Para participar, é necessário utilizar o e-mail acadêmico/institucional e acessar a sala do Meet no horário do início da palestra. O link da sala está disponível aqui.

A atividade faz parte do projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Ensino Médio 2019/2020, desenvolvido pelos estudantes do curso técnico em Agroindústria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, Angelo Gabriel Cunha, Fernanda Machado, Felipe Gomes e Samantha Walleska Borges. Eles atuam sob orientação da professora Lucillia Rabelo de Oliveira Torres.

“A produção excessiva de lixo orgânico nos leva a repensar sobre nosso consumo e a utilização dos alimentos de modo que minimizemos o que é desperdiçado. Por isso, convidamos todos os alunos para descobrirmos juntos como contribuir para a mudança desse cenário de desperdício”, destaca o aluno Felipe Gomes.

Sobre o projeto

Alunos do curso de Agropecuária degustam, no laboratório de frutas e hortaliças do IFMA, preparações feitas de maneira tradicional e com partes não utilizadas dos vegetais que seriam desperdiçadas, como cascas, sementes, talos e folhas

Aprovado no edital nº 04/2019 da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), o projeto, que leva o título “Aproveitamento integral de vegetais: Preparações tradicionais versus inovadoras”, tem por objetivo propiciar maior aproveitamento de todas as partes dos vegetais trazendo para o público-alvo propostas de utilização dos resíduos gerados no dia a dia.

Sob orientação da professora Lucillia Rabelo, o projeto surge em um contexto relevante devido à preocupação mundial com os temas como desperdício de alimentos, esgotamento dos recursos naturais, bem como com a má nutrição e problemas relacionados à saúde – os quais precisam ser contornados. É paradoxal descartar partes nutritivas de frutas e hortaliças, enquanto muitas pessoas passam fome ou sofrem com a má nutrição. “Discutir sobre esses problemas é de suma importância e pode gerar um impacto social muito forte”, aponta a professora.

Em sua execução, a equipe realiza o acompanhamento e a avaliação das atividades desenvolvidas no projeto, promove orientações individuais, encontros para direcionamentos e acompanhamento na elaboração de atividades e relatórios.

Com a execução da pesquisa, a equipe de bolsista, voluntários e pesquisadora entendem que será possível conhecer os benefícios que a alimentação saudável pode trazer para as pessoas e, também, conscientizar toda a sociedade sobre os aspectos negativos em termos ambientais e sociais que o desperdício de alimentos pode causar, enfatizando a necessidade de estar sempre atento a essas questões.