Página Inicial > Notícias > Campus Caxias celebra Dia do Biólogo

Campus Caxias celebra Dia do Biólogo

Dia do Biólogo é comemorado anualmente no dia 3 de setembro.
  • publicado 03/09/2020 16h49
  • última modificação 03/09/2020 16h49

Laboratório de Biologia. Foto: David Sousa

Nesta quinta-feira, 03 de setembro, comemora-se o Dia do Biólogo. A data faz referência à Lei nº 6.684, sancionada em 03 de setembro de 1979, que regulamentou a profissão e criou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais.

Para celebrar este dia, o Simpósio de Conservação da Biodiversidade (SIMCOBio) traz  três palestras na programação. A primeira ocorreu às 09h e foi proferida por Leandro Schlemmer Brasil, doutor em Zoologia na área de Biodiversidade e Conservação e professor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. À tarde, a doutora em Biodiversidade e Evolução e professora da Universidade Federal do Piauí no Campus Professora Cinobelina Elvas, Joxleide Mendes da Costa-Coutinho, conduziu a palestra com o tema “Padrões de Fitodiversidade do Cerrado: quanto o conhecemos?”. Encerrando o dia, às 16h30, a importância da diversidade funcional nos estudos ecológicos é o assunto da palestra de Ana Luiza Andrade, mestra em Zoologia.

A transmissão das atividades ocorre pelo canal do LaECO no YouTube. Os interessados em participar do SIMCOBio podem se inscrever gratuitamente no site do evento.

Vale destacar que o evento está sendo promovido pelos Laboratórios de Ecologia de Comunidades (LaECO) e o de Solo, Água e Planta (LASAP), ambos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias.

Curso de Ciências Biológicas no Campus Caxias

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Caxias tem conceito 4 – em uma escala de 1 a 5 – na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O projeto pedagógico do curso informa que “os biólogos executam, além de atividades docentes, técnicas e científicas de grau superior de grande complexidade, que envolvem ensino, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas das Ciências Biológicas”.

Professores Guilherme Lustosa, Régia Gualter e Daniel Veras

O curso é coordenado pela professora Régia Maria Reis Gaulter e o quadro conta ainda com os seguintes profissionais da área: Claucyanne Mendes Vieira (professora), Daniel Silas Veras dos Santos (professor), Guilherme Santana Lustosa (professor), Maria Histelle Sousa do Nascimento (técnica de laboratório) e Paulo Sergio da Silva Moraes (professor). A professora Régia Gaulter também é uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Biodiversidade e Conservação de Recursos Naturais.

“Neste Dia do Biólogo e da Bióloga, apesar das incertezas, sofrimentos e dores vividas durante esta pandemia, devemos celebrar essa data com gratidão, especialmente pelos aprendizados e conhecimentos compartilhados à distância, que tanto tem contribuído positivamente para alavancar a Ciência e a Educação em nosso país”, pontua Régia Gaulter. “Aos nobres colegas professores e cientistas, espero que possamos (re)construir e ressignificar nossas práticas, buscando assim novos modelos e métodos educacionais que possibilitem mobilizar nossos estudantes a serem de fato agentes de transformação e mudança social”, destaca a coordenadora do curso.

“O curso de Ciências Biológicas foi um dos primeiros do Campus Caxias. Nessa trajetória, é um curso que se destaca no ensino, na pesquisa e na extensão. Os egressos também se destacam no mundo do trabalho e no ingresso em pós-graduações stricto sensu”, frisou o diretor da Diretoria de Desenvolvimento Educacional, professor Raimundo Filho.